sexta-feira, 25 de Setembro de 2015 09:55h Atualizado em 25 de Setembro de 2015 às 10:01h. Thais Fernandes

Sine Divinópolis comemora dia D auxiliando deficientes a entrarem no mercado de trabalho

Objetivo da campanha é ampliar as oportunidades de emprego para pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados do INSS

No dia 25 de setembro, o Sine de Divinópolis irá realizar, em parceria com o ministério do trabalho, a campanha “Dia D” para empregadores e trabalhadores. O evento será realizado em todo o Brasil, e está sendo organizado em Minas Gerais pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). A campanha do Ministério do Trabalho visa reunir empregadores e os trabalhadores que possuem deficiência para cadastrar as oportunidades de emprego e o perfil dos trabalhadores, além de conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho.
Segundo o assessor de comunicação do Sine, Júlio Ferreira, por lei, as organizações devem reservar até 5% das vagas para portadores de deficiência, e para auxiliar tanto as empresas quanto aos trabalhadores, será realizado o cadastro do trabalhador no Sine e, simultaneamente, será realizada na Câmara, uma palestra educativa, onde várias empresas de Divinópolis e região foram convidadas a participar.
A Lei nº 8.213/91, chamada Lei de Cotas, determina a obrigatoriedade para as empresas, com cem ou mais empregados a preencherem uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência, a quantidade de funcionários é a qual determina a porcentagem de inclusão mínima de pessoas com deficiência, sendo de 100 até 200 funcionários 2%, de 201 a 500 empregados 3%, de 501 a 1.000 empregados 4% e acima de 1.000 funcionários 5%. O “Dia D” também pretende informar e alertar as empresas sobre essa determinação. Empresas que não cumprirem esta exigência legal podem ser multadas.
Segundo a Relação Anual de Informações (Rais) do Ministério do Trabalho (MTE), dos mais de 45 milhões que possuem alguma limitação, seja física ou mental, apenas 357,8 mil estão empregadas, ainda de acordo com a edição de 2014, em 2012 e 2013 houve alta de 9,33% na contratação de pessoas com deficiência em Minas Gerais, sendo maior que a média nacional, de 8,33%.
Segundo Júlio, após a realização do cadastro, os trabalhadores serão informados sobre as vagas disponíveis, e, se houver o interesse, encaminhados para a entrevista de trabalho.
Os candidatos interessados em uma vaga de emprego devem comparecer nos postos do Sine de Divinópolis / UAI portando os seguintes documentos: carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, número do PIS e comprovante de endereço. A apresentação desses documentos é fundamental para realização do cadastro completo do trabalhador.
Em Minas Gerais, além da cidade de Divinópolis, o “Dia D” ocorrerá também nas cidades de Almenara, Araçuaí, Araxá, Belo Horizonte, Betim, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Ituiutaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Muriaé, Nova Lima, Nova Serrana, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Salinas, São João Del Rei, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Varginha.
A campanha ocorrerá na sexta-feira (25/09), das 09h às 12h, na Unidade de Atendimento Integrado (UAI), que fica na Rua Goiás, 206 – Centro e, simultaneamente, a palestra ocorrerá na Câmara Municipal de Divinópolis, na Rua São Paulo, 277 – Centro Divinópolis- MG.

 

Créditos: Thais Fernandes

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.