sexta-feira, 16 de Outubro de 2015 10:46h Atualizado em 16 de Outubro de 2015 às 10:50h. Thais Fernandes

Sipat dos servidores municipais começa na próxima segunda-feira

Semana interna de prevenção de acidentes tem o intuito de integrar os servidores e promover ações para melhores condições de segurança

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da Prefeitura de Divinópolis tem inicio na próxima segunda-feira (19). Com várias palestras que promovem diversas ações para o bem-estar físico e mental dos trabalhadores, prevenindo acidentes no trabalho.
Segundo o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Wanderson Teixeira de Freitas, a realização do Sipat é uma das atribuições da Cipa. “Levaremos a todas as secretarias palestras educativas, prevenção de acidentes e cuidados com a saúde física e mental. Foi uma programação pensada para atender as necessidades dos trabalhadores. É um evento feito de servidores para os servidores”, disse Wanderson.
O presidente da CIPA contou também que esta semana é realizada para manter os vários significados do conceito saúde nos trabalhadores. “O conceito de saúde é muito maior do que ausência de doença, então  saúde é lazer, é educação, é ter condição de ouvir outra pessoa e melhorar financeiramente. Então a nossa Sipat deste ano está voltada para as várias formas de abordagem da palavra saúde, para que todas as formas de prevenir a falta dela sejam realizadas, tanto fisicamente como psicologicamente”, comentou.
A Sipat é uma semana voltada para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no trabalho. Ela acontece não só em órgãos públicos, como também em várias empresas de grande porte. 
Cronograma das atividades
A abertura oficial das atividades será realizada no pátio da Prefeitura, às 7h, com o grupo de orações Padre Libério e culto ecumênico, discurso de autoridades e uma palestra sobre prevenção de acidentes do trabalho no trânsito pelo palestrante, Psicólogo Jadir Raimundo. No local, será feito um stand onde os participantes poderão aferir a pressão, mapeamento de glicemia, vacinação e distribuição de material educativo.
Na terça-feira (20), acontecerá duas palestras, uma no pátio da Prefeitura, às 07:30h, sobre doenças dermatológicas, pela dermatologista Dr Isabela Guimarães, e às 14h, na Semusa, ocorrerá a palestra sobre saúde financeira e orçamento familiar pela palestrante, Psicóloga Jomara Corgozinho.
No dia 21/10, às 07:30h, no pátio, haverá uma palestra sobre uso e abuso de substâncias lícitas e ilícitas, pela psicóloga Michele Diniz, com stand onde os participantes poderão aferir a pressão, realizar mapeamento de glicemia, vacinação e distribuição de material educativo. Na Câmara, às 14h, será realizada uma mesa redonda com vários representantes da Corref (Comissão de requalificação e readaptação funcional), Semad (Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Sinted (Sindicato dos Trabalhadores em Ensino de Divinópolis), Sintram (Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis), e Procuradoria, logo após, a palestra sobre readaptação funcional, pelo Procurador Municipal Dr Maxilian Menezes.
No dia 22/10, quinta-feira, serão três palestras, a primeira às 07:30h, no pátio da Prefeitura, sobre primeiros socorros, pela Cia de bombeiros. Às 8h, no Semed, terá a palestra sobre “violência: Um reflexo social”, ministrada pelo Promotor Dr Carlos José. No mesmo local, às 14h, a palestra será do psiquiatra Dr Giuliano Queiroz sobre “Transtornos mentais e trabalho”.
O encerramento das atividades será realizado no dia 23/10 (sexta-feira), com uma palestra sobre “As boas relações no Ambiente de trabalho”, presidida pelas psicólogas palestrantes, Fernanda Guimarães, Maria Marlene e Senhorinha Ribeiro.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.