quinta-feira, 29 de Janeiro de 2015 11:40h

SIPAT é realizada na UEMG Unidade Divinópolis

Nos dias 26, 27 e 29 de janeiro, aconteceu, no auditório da UEMG Unidade Divinópolis, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) – Gestão 2014/2015

Neste ano, o tema da SIPAT foi “Segurança e saúde no ambiente de trabalho”, e a programação contou com três palestras.

No primeiro dia, o soldado Thiago Ordones, socorrista do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros, palestrou sobre o tema “Primeiros socorros”, com ênfase em choque elétrico, parada cardiorrespiratória (mal súbito) e queda de altura. Segundo o soldado, “o tema primeiros socorros é importante porque define, no caso da vítima que estiver acidentada, entre a vida e a morte dela”.

Para a funcionária Petrina Ferreira, o tema da palestra foi muito útil: “Os funcionários ficaram muito satisfeitos, porque tudo o que diz respeito a primeiros socorros é muito importante para a gente que trabalha numa grande empresa. Foi muito importante, tanto aqui na empresa quanto em casa, principalmente pra gente, que tem filhos e netos, a questão do engasgamento; eu achei muito interessante porque já aconteceu isso comigo e, na hora, eu não soube como agir”.

Já no segundo dia, a psicóloga e coaching Jomara Corgozinho abordou o tema “Relacionamento interpessoal”. “Eu falei um pouco sobre relações humanas e convivência no geral. Focamos a questão do relacionamento no trabalho, a importância de a gente manter boas relações em relação à nossa saúde mental enquanto trabalhador”, ressaltou Jomara. Um dos momentos de maior interação entre os participantes foi durante a realização de uma dinâmica em grupo. “É nesse momento que a gente vê as pessoas se relacionando, em que as pessoas brincam e riem. Então, quando a gente faz esta dinâmica, as pessoas vivenciam isso e acabam identificando o colega e a si mesmo”, concluiu a psicóloga.

E, para finalizar a SIPAT, no terceiro dia, o tenente Wendel e o aspirante Moura, da Polícia Militar, abordaram o tema “Segurança contra a violência física e psíquica”. “Dentro desse tema, a gente procurou abordar as violências mais comuns a que as pessoas estão sujeitas e os procedimentos de autoproteção que podemos adotar para evitar a exposição e a vitimização das violências”, disse o tenente.

Wendel comentou ainda sobre a importância do conhecimento desse tema pela população: “Cada um deve ter uma noção sobre procedimentos e medidas que devem adotar na vida para melhorar a sua própria segurança e a da sua família, já que, hoje em dia, a criminalidade tem uma incidência significativa”.

Para Elisângela Guerra, integrante da comissão organizadora da SIPAT, o evento teve um balanço positivo. “Essas três palestras foram muito importantes, e a gente contou com a participação de muitos funcionários. Isso é muito gratificante. Nós vimos interesse, por parte deles, de participar dessas palestras e de perceber a importância desses temas no nosso dia a dia de trabalho”, finalizou.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.