segunda-feira, 13 de Junho de 2016 13:05h Prefeitura de Divinópolis

Social conscientiza população sobre trabalho infantil

A Prefeitura de Divinópolis abriu nesta segunda-feira (13/06) a mobilização “Diga não ao trabalho infantil” apresentando para população que as crianças precisam brincar e aprender

 As apresentações musicais e brincadeiras foram no quarteirão fechado da rua São Paulo para conscientizar a população sobre o Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil.

O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA). Serão quatro dias de eventos, dentro da programação dos 104 anos de Divinópolis, dedicados a mão de obra infantil.

 

 

 

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Paulo dos Prazeres, destacou a importância das crianças crescerem brincando e aprendendo. “É um evento para lembrar que as crianças precisam crescer de forma saudável e não trabalhando. Esta aí a importância de lembrar sociedade desde dever. Hoje na praça estamos lembrando que as crianças precisam brincar e apreender”, destacou.

 

 

 

A técnica de referência da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cida Moreira, confirmou que a proposta é conscientizar a população sobre a exploração do trabalho infantil. “Começamos na praça esse trabalho de conscientização da erradicação do trabalho infantil. Hoje abrimos a semana com nossas crianças dos centros de convivência para reforçar a importância deixar as crianças fora do trabalho”, afirmou.

Em 2015, a equipe do Centro Especializado de Assistência Social (Creas) visitou 86 famílias inscritas no Cadastro Único - conjunto de dados referente às famílias em situação de pobreza - e não registrou nenhum componente familiar na situação de trabalho infantil.

 

 

 

 

Programação

A programação de mobilização “Diga não ao trabalho infantil” continua. Na terça-feira (14/06) será realizado fórum técnico para exposição e discussão do tema “Trabalho Proibido” com a participação dos profissionais do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente. O evento será realizado nas Obras Sociais da Diocese, na rua Mato Grosso 503, de 14h às 17h.

Na quarta-feira (15/06) de 14h às 17h está agendada mesa redonda com o tema  Trabalho Aprendiz/Lei da Aprendizagem, com a coordenação do Grupo de Educação Ética e Cidadania (Geec). O evento também será realizado nas Obras Sociais da Diocese.

 

Encerrando as atividades, na quinta-feira (16/06) será realizada a palestra “Trabalho Infantil Existe e Você não Vê” ministrada pela técnica da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Célia Nahas. A palestra será nas Obras Sociais da Diocese, de 14h às 17h.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.