sábado, 6 de Agosto de 2016 08:40h Pedro Gianelli

Sub-bacia do Buritis recebe R$ 387 mil para recuperação de nascentes

Com apoio da Prefeitura de Divinópolis, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) apresentou na manhã de ontem um projeto de preservação e recuperação das nascentes da sub-bacia do córrego Buritis.

Com investimentos de R$ 387 mil, o projeto prevê a construção de terraços, ba­cias de captação de água de enxurradas, recuperação de estradas vicinais e cercamento de nascentes e matas ciliares.

O Projeto de Revitalização de Sub-Bacias Hidrográficas Formadoras dos Afluentes Mineiros do Rio São Francis­co vai preservar e cercar 60 nascentes da sub-bacia do Córrego Buritis, 100 bacias de captação e seis quilômetros.

O gestor do projeto, na Emater-MG, Carlos Alberto Aguiar Xavier, participou do encontro e destacou o empe­nho da comunidade para o projeto ter resultados. “Estou com boa receptividade e o projeto é de extrema impor­tância. Construir uma política de recuperação é necessária a presença de todos. Com a presença do prefeito, pode-se construir um caminho para o projeto ter resultados. É um caminho muito árduo de re­cuperação das bacias do São Francisco”, destacou Xavier.

O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, ressaltou a importância do projeto para preservar as nascentes. “É um projeto importante que dividimos com a comunidade de Buritis com alegria. Nós apresentamos o projeto junto com a comunidade e tivemos a aprovação e a cidade foi uma das 200 escolhidas. Hoje o maior impacto das nascen­tes do urbano da bacia do São Francisco é Divinópolis e conseguimos esse projeto para preservar as nascentes e a construção de cacimbas, além de recuperar seis quilômetros de estradas para dar estrutura para o escoamento da produ­ção”, destacou.

A empresa contratada para realizar os trabalhos já está na cidade e nos próximos dias começará a realizar os serviços.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.