quinta-feira, 9 de Julho de 2015 11:56h Atualizado em 9 de Julho de 2015 às 11:58h.

Superior Provincial se reúne com administração e acompanha ações no HSJD

Nos dias 07 e 08 de Julho, a Superintendência do Hospital São João de Deus e representantes da empresa interventora DICTUM receberam a visita do Superior Provincial da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, Irmão Vitor Manuel Lameiras

Durante o encontro, a administração do hospital apresentou por meio de demonstrativos todas as ações para a recuperação financeira e assistencial da instituição. Desta forma, os Irmãos da Ordem Hospitaleira esclareceram suas dúvidas e tomaram ciência de todo trabalho desenvolvido pelo DICTUM nestes quase dois anos de intervenção.
De acordo com o Superior Provincial, Ir. Vitor Lameiras, os demonstrativos apresentados mostram um caminho a ser percorrido e há uma grande expectativa de melhora ao final deste ano. “O que percebemos é que há um caminho percorrido, há um caminho feito. Houve uma grande diminuição do que é a divida mensal, no entanto a situação ainda é critica”, revela.
Questionado sobre a atuação da empresa interventora DICTUM, Vítor Lameiras foi categórico e se diz satisfeito em nome de todos os Irmãos presentes com as medidas tomadas pela equipe que tem enfrentado diversos obstáculos durante o trabalho de intervenção. “Saímos contentes pelo caminho que tem sido feito e o DICTUM tem realizado um trabalho sério no sentido de conduzir o hospital ao equilíbrio”, ressalta Vítor Lameiras.
Assim como a administração do Hospital, a Ordem Hospitaleira aguarda o retorno positivo por parte do Estado para a chegada de novos recursos para a instituição. “O que nós queremos agora é que estas intenções [do Estado] passem a ser contratualizações. Então enquanto não houver um contrato no papel não há segurança”, afirmou o Superior Provincial.
Além da presença do Superior Provincial, Ir Vítor Lameiras, participaram do encontro, representando a Ordem Hospitaleira, o Delegado para os Centros da América Latina, Dr. Xavier Pomés, o Conselheiro Provincial, Ir. José Augusto Gaspar Louro e o Delegado Provincial, Ir. Augusto Vieira Gonçalves. Representando o DICTUM participou o Sócio/Diretor, Áriston de Oliveira Silva, o Consultor, Rogério Souza e o Superintendente da Fundação Geraldo Corrêa, Afrânio Emílio Carvalho.

SES estabelece diálogo
Como parte do processo de reestruturação e reabertura de alguns serviços e ampliação dos atendimentos pelo SUS no Hospital São João de Deus, de Divinópolis, representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e do corpo clínico do Hospital se reuniram nesta terça-feira, 07/07. O objetivo foi promover uma aproximação entre a Secretaria e os profissionais que trabalham no São João de Deus, visando o envolvimento deles na gestão da entidade para uma adequada ampliação e aprimoramento dos serviços para atendimentos aos usuários do SUS de Divinópolis e região.
De acordo com a Subsecretária de Políticas e ações de Saúde da SES-MG, Míriam Maria de Souza, a reunião foi muito proveitosa e é fundamental estabelecer um diálogo constante com os profissionais que atuam no hospital, porque são eles quem melhor conhecem a realidade do atendimento. “Percebemos o envolvimento deles com o hospital e reconhecemos a relevância do corpo clínico para garantir a qualidade dos serviços prestados pelo SUS, por isso consideramos essencial ouvir as sugestões desses profissionais, de modo que possamos fazer uma gestão em parceria com eles”, afirmou.  A Secretaria também se comprometeu em realizar, em breve, uma reunião também com os trabalhadores do hospital para apresentar uma proposta de um maior apoio técnico e financeiro à instituição.
No encontro também foi esclarecido que todos os repasses mensais de custeio para o Hospital São João de Deus foram colocados em dia, incluindo os pagamentos pendentes e em atrasos deixados pela gestão anterior.  A SES também articulou junto ao Ministério da Saúde, a liberação de recursos da ordem de R$3.257.121,00 milhões pendentes de 2014 do IAC (Incentivo de Adesão à Contratualização), provenientes do Ministério da Saúde. Este dinheiro foi repassado ao hospital em maio de 2015.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.