quinta-feira, 29 de Setembro de 2016 14:25h Pollyanna Martins

Terceira Idade faz caminhada para comemorar o Dia Municipal do Idoso

Cerca de 70 idosos participaram da ação, ontem, que teve concentração na Praça da Catedral, seguiu pela Avenida 1° de Junho e finalizou em frente à Câmara Municipal

Cerca de 70 idosos fizeram uma caminhada pelo Centro de Divinópolis para comemo­rar o Dia Municipal do Idoso. A ação foi promovida pelo Conselho Municipal do Idoso e faz parte de várias atividades da Semana Municipal do Ido­so 2016. A concentração dos idosos ocorreu na Praça da Catedral e, de lá, eles seguiram pela Avenida 1° de Junho até a Câmara Municipal. O Dia Mu­nicipal do Idoso foi instituto pela Câmara de Vereadores de Divinópolis em 2001, através da Lei nº 5.221, que reconhece e oficializa a última quarta­-feira do mês de setembro para a comemoração do Dia.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Dirce Gonçalves da Silva, ressaltou que a semana é importante para evidenciar o papel do idoso na sociedade. Dirce frisa ainda que, além da caminha­da, outras ações foram e serão feitas para marcar a Semana Municipal do Idoso. “Nós co­meçamos a abertura na Praça da Catedral, com danças, brin­cadeiras, e cada dia da semana a gente teve um evento, e ain­da teremos”, conta. De acordo com a presidente do Conselho Municipal, a caminhada já é tradicional, onde várias enti­dades de Divinópolis partici­pam. Toda a programação da semana municipal é elaborada com um mês de antecedência, para garantir a participação de todas as instituições. “Cada entidade fala como vai parti­cipar da Semana Municipal do Idoso e, hoje, nós temos o Cen­tro Municipal de Convivência do Idoso, o Capit, Rotary, Vida Nova e o Lions”, informa.

A programação começou no domingo (25), com a Missa em Ação de Graças, realizada na Catedral do Divino Espíri­to Santo, e, em seguida, foi a apresentação da Dança Sênior no Clube da Melhor Idade. Nessa segunda-feira (26), foi realizada a palestra “Violência Contra o Idoso da Perspectiva da Negligência”, no auditório da Faculdade Pitágoras. Hoje, os idosos visitarão as institui­ções de longa permanência, e amanhã terá o Baile de Encer­ramento das Comemorações, no Clube da Melhor Idade Vida Nova, localizado na Rua Campo Verde, no Belvedere. Ainda na programação, estão incluídas atividades cultu­rais de lazer e recreação até 30 de setembro nas Obras Sociais São Vicente de Paula, no bairro Niterói, a partir das 14h30. “Nós vamos fazer o bai­le para os idosos divertirem, dançarem. Muita gente acha que, quando a pessoa chega à terceira idade, ela não tem mais serventia, mas isso não existe. Eu estou chegando aos 80 e estou linda, com muita disposição”, finaliza.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.