sexta-feira, 7 de Setembro de 2012 09:26h Mariana Gonçalves

Terminam discussões para serem apresentadas no Fórum Regional

No início da semana aconteceram as assembleias que antecederam o segundo Encontro Regional de Políticas Públicas. O fórum irá acontecer entre os dias 25 e 28 deste mês em Divinópolis.

 


Esse encontro realizado nos dias 4 e 5, teve por objetivo apresentar e debater esse projeto idealizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais, Crea-Minas, e da Ouvidoria Geral do Estado.

 


O objetivo era identificar problemas e dar soluções para melhorar a cidade. De acordo com  Vergínia Margaret Martins, engenheira civil, no primeiro dia de encontro setenta pessoas estiveram presentes, no segundo dia a assembleia contou com a participação de quarenta e cinco pessoas presentes.

 


Ainda de acordo com Vergínia Margaret, o balanço desses dois dias de assembleias não foram tão positivos como se esperava, mas podem ser  produtivos “ formamos alguns grupos para discutir as propostas, os assuntos foram inclusive alguns projetos que a prefeitura já tem prontos e que não estão em andamento”conta.

 


Para nortear as discussões, cinco temas foram colocados para que fossem escolhidos.

 


A primeira opção para análise foram problemas que envolvessem a cidade e o meio ambiente. 
A  segunda, sobre as  rodovias mineiras e obras que algumas pistas necessitam. Estiveram também para ser discutidos, temas sobre alimentação e produção de alimentos, urbanismo e por último os impactos causados pelas chuvas na cidade.

 


Nem todos esses temas foram discutidos na assembléia, dentre essas opções os assuntos de mais urgência foram levados em conta “O que discutimos  foi essa questão do trânsito no entorno da cidade, para tirar do centro. Fizemos uma revisão desse projeto já elaborado pela prefeitura, analisamos também a questão de como seria sua implementação”, explica a engenheira civil.

 


Outro assunto colocado em discussão foi sobre o aterro sanitário, visto que na cidade funciona o sistema de aterro controlado. Os profissionais deram sugestões para que esse projeto saia do papel e seja colocado em prática. A despoluição do Rio Itapecerica, também apareceu entre os temas comentados.

 


Os resultados desse encontro, as demandas e propostas discutidas pelos profissionais durante a reunião preparatória, serão encaminhadas para o Encontro Regional de Políticas Públicas e depois para o Governo do Estado, para que sirva de auxílio nas atividades de apoio aos municípios mineiros. 

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.