quarta-feira, 19 de Agosto de 2015 10:42h Atualizado em 19 de Agosto de 2015 às 10:43h. Mariana Gonçalves

Torneio leiteiro e exposição de animais movimentam mercado rural de Divinópolis e região

A Agro-Divinaexpô está sendo realizada por meio do Sindicato Rural de Divinópolis em parceria com a Associação dos Pecuaristas de Leite do Centro-Oeste de Minas Gerais (Unileite)

As atividades envolvem desde torneio leiteiro à exposição de animais e realização de cursos de capacitação. O presidente da Unileite, Procópio Gontijo, explica que já está sendo realizado no Parque de Exposições o torneio leiteiro ranqueado, essa ação irá até às 14h de sexta-feira. “Hoje temos uma palestra sobre técnicas e manejos para obter uma silagem de qualidade, o palestrante é o Lucas J. Mari. O evento em si, com as tendas de exposições, começa a partir de amanhã, às 14h”, acrescenta.
Para o dia 20, haverá a palestra Saúde Animal – tratamento de mastite na secagem das vacas. Quem ministrará a apresentação será Breno Hugo Lobo.
De acordo com Procópio, o carro chefe da Agro-Divinaexpô é o leilão e a exposição de Girolando. “Teremos ainda, o pessoal dos Manga Largas, que irão fazer uma prova de marcha na sexta-feira e sábado, vamos ter a presença do pessoal da Associação dos Pequenos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis (Aprafad), o pessoal do Pet Shop, a exposição de cachaça, que inclusive poderá ser degustada pelo público presente. O Senac estará ministrando durante o evento um total de dez cursos, o evento conta ainda com a parceria do Senar que apresentará dois cursos.

 

PRODUTOR EM FOCO

Estas ações, voltadas em específico para os produtores rurais, até o ano passado estavam integradas nas festividades de rodeio da Divinaexpô, mas devido ao crescimento da festa de peão e a necessidade de se fazer um momento em que o produtor rural estivesse realmente em foco, mostrando o seu produto, aprendendo novas técnicas foi o que motivou o Sindicato Rural a fazer uma continuação da Divinaexpô, porém voltada para os produtores rurais.
Segundo um dos colaboradores da Unileite e responsável pelo torneio leiteiro e exposição de gado no evento, Adílson Maradona, participam do leilão e exposição do girolando três produtores rurais que são de Divinópolis. Participam ainda produtores rurais de Sete Lagoas, Guarani, Rio Bombas, Paraopeba, Paíns, Barbacena, entre outros.


MERCADO

O Secretário Municipal de Agronegócios, Paulo Marius, destaca o quanto é importante a promoção de eventos como a Agro-Divinaexpô. “É importante ter um evento destinado ao produtor rural, onde vão ser discutidos tecnologias para a melhoria dos produtos, onde os produtores irão se capacitar por meio de cursos e palestras isso é muito importante. Só assim vamos melhorar a cada ano. As pessoas que vierem aqui dentro do parque vão ver um ambiente voltado todo para o agronegócio, com empresas, produtos, além de divulgar o que temos, serve para crescimento”, completa Paulo.

 

Créditos: Mariana Gonçalves

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.