sábado, 12 de Julho de 2014 04:20h Atualizado em 12 de Julho de 2014 às 06:16h. Mariana Gonçalves

Trânsito do bairro Niterói e Liberdade recebe nova sinalização

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans) retomou os trabalhos de melhoria e revitalização do trânsito em Divinópolis.

Pinturas estatigráficas, implantação de rotatórias e semáforos são algumas das intervenções adotadas para garantir a segurança de pedestres e motoristas, além de permitir maior fluidez ao trânsito nos trechos de intenso fluxo veicular.
Desde o final do ano passado, após o lançamento do programa de revitalização do sistema viário, várias regiões foram beneficiadas por obras e serviços executados pela Prefeitura de Divinópolis. Neste momento, a equipe de trabalho da Settrans atua na região Nordeste da cidade com a pintura estratigráfica de várias vias, no trecho entre a ponte Padre Libério, sentido bairro/centro, passando pelas ruas Carvalho, Esmeralda, Rubi, Alumínio, até a rotatória de acesso ao bairro Maria Helena, Mangabeiras, próximo ao canto da mina.
O bairro Niterói também recebeu uma nova sinalização semafórica, no cruzamento das ruas, Esmeralda e Cobre. Em fase de implantação, o semáforo recebe os ajustes finais antes de entrar em fase de testes e, posteriormente, efetivar operação. Conforme o coordenador de planejamento de trânsito da Settrans, Cleiton José de Sousa, para melhorar cada vez mais o tráfego na região está prevista a mudança semafórica no equipamento instalado no cruzamento da Rua Carvalho com Rua Esmeralda. “A pintura estratigráfica nessa região se fez necessária nesse momento em função da mudança semafórica. Atualmente, os semáforos do bairro funcionam em tempo independente, ou seja, com movimentos separados. Com a mudança, passarão a trabalhar com movimentos no mesmo tempo, evitando conflitos e possíveis engarrafamentos” destaca.
Sousa salienta ainda que além da mudança semafórica, a sinalização viária horizontal é importante, por que organiza, orienta e aumenta a sensação de segurança de pedestres e motoristas.

 

 

 

 

NOVOS CONDUTORES

Ao fim dos trabalhos no bairro Niterói, será a vez do bairro Liberdade. A pintura no local se torna também necessária, uma vez que lá são realizadas aulas e exames de direção. A sinalização deixará a pista melhor preparada para receber alunos, instrutores e examinadores. Além de proporcionar maior segurança aos moradores da região.
De acordo com balanço da Secretaria de trânsito, 25 km de vias já receberam a pintura estratigráfica, com investimento aproximado de R$ 250 mil.

 

 

 

ROTATÓRIAS

A cidade conta agora com novos trechos de rotatórias, segundo a Settrans as vias contempladas foram; Avenida Paraná e Rua São Paulo, Guapé e José de Alencar, e Rua José de Alencar com Avenida Brasília.
Já as rotatórias da Rua Mato Grosso com Rio de Janeiro, Sergipe e Avenida Paraná, Espírito Santo e Sergipe, Sergipe e Amazonas, entre várias outras rotatórias localizadas nas ruas Mato Grosso, Bahia, Rio Grande do Sul, 7 de Setembro e 21 de abril, receberam obras de revitalização.
O coordenador de planejamento de trânsito conta que a “Settrans seguirá com os trabalhos de revitalização de rotatórias, implantação de semáforos, sinalização em áreas escolares e, ainda,  a implantação de novos abrigos de ônibus em vários bairros da cidade, como previstos no pacote de serviços anunciado pelo prefeito, Vladimir Azevedo”, finalizou Cleiton Sousa.

 

 

Crédito: Assessoria PMD/Juliano Vilela
Crédito: Mariana Gonçalves

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.