sábado, 19 de Março de 2016 04:47h Atualizado em 19 de Março de 2016 às 04:47h. Mariana Gonçalves

Trânsito no Centro terá alterações a partir da próxima semana

A partir do dia 21, a Rua Espírito Santo será mão única no sentido Centro/Bairro, essa alteração coordenada pela Prefeitura de Divinópolis faz parte da primeira etapa do sistema binário na região escolar entre Centro e bairro Sidil

De acordo com a Secretaria de Trânsito e Transportes (Settrans), a mão única na Rua Espírito Santo será no trecho compreendido da Rua Sergipe, no Centro, até a Avenida Divino Espírito Santo, no bairro Sidil. Neste trecho, a Prefeitura de Divinópolis construiu 31 unidades de passeios avançados na Rua Espírito Santo.
“Na verdade, o que estamos fazendo nessa região é um complexo. A Castro Alves, no bairro São José, por exemplo, já é mão única, então você desce utilizando ela, para a região central, quando você atravessa o viaduto, já tem dois quarteirões da Espírito Santo que são mão única, então, isso será um prosseguimento dessa via”, explica o gerente de trânsito Leandro Teixeira.

 

 


As extensões de passeios foram construídas em todos os cruzamentos da Rua Minas Gerais até a Avenida Divino Espírito Santo. “A Espírito Santo já recebeu a travessia elevada em frente à área escolar, os avanços de calçadas nas esquinas, que são essas intervenções, que vão melhorar a travessia dos pedestres e oferecer mais segurança para quem utiliza a via. Além disso, essa intervenção tem como função diminuir a velocidade dos veículos, é uma área escolar, com fluxo muito intenso e a segurança dos alunos e pedestre é prioridade”, afirma o gerente de trânsito.
A rua também ganhou 13 mil metros quadrados de pavimentação no ano passado e 2,7 mil metros de sarjetas. A partir de quinta-feira começam os trabalhos de pintura estratigráfica, segundo Leandro, serão sinalizados os espaços de estacionamento, faixa de pedestres e rotatórias.

 

 

 

PROJETO

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settrans) estuda implantar a segunda etapa, ainda sem data confirmada, na Avenida Paraná, para ser também mão única no sentido contrário. “Existe o projeto e a Prefeitura caminha para que isso seja realizado. Nossa cidade, hoje, está com um grande número de veículos nas ruas, e as vias de mão dupla quase não estão comportando mais esse sentido de circulação, várias ruas da nossa região central são mão única e o futuro da cidade com relação ao sistema de trânsito é que as vias com maior fluxo sejam transformadas em mão única, sendo esse sistema binário”, acrescenta Leandro.

 

 

REALIDADE QUE DEU CERTO

Conforme o gerente de trânsito lembra, na região central existem vias em que o sistema binário já existe há algum tempo, e dá certo. Como é o caso da Getulio Vargas com Primeiro de Junho, e Antônio Olímpio de Morais com 21 de Abril.
Todas as vias modificadas estão recebendo a sinalização adequada, a Settrans pede atenção da população quanto à observação de placas e faixas. “É importante que as pessoas fiquem cientes destas alterações, principalmente as mudanças na Divino Espírito Santo, que já vão passar a valer a partir da próxima semana”, encerra Leandro.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.