segunda-feira, 9 de Setembro de 2013 05:57h Mariana Gonçalves

Transporte Coletivo tem segunda viagem a custo zero

Usuários já tem desconto desde o feriado

Os usuários do transporte coletivo em Divinópolis terão o programa Integração Custo Zero. Recentemente a medida foi anunciada pelo prefeito Vladimir Azevedo e será válida para transporte aos domingos e feriados.
O projeto concede direito aos consumidores de realizar duas viagens com um único passe do coletivo urbano, mas, de acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Simonides Quadros, a gratuidade na passagem só será válida se o cartão, no caso o Divipass adotado pelo município, for usado em um período de meia hora. “Por exemplo, o munícipe pega um ônibus no bairro São José pagando o valor integral da passagem para ir ao centro da cidade, já no centro essa pessoa precisa pegar outro ônibus para ir até o Bom Pastor, então consideramos essa situação como um segundo deslocamento, e nesse caso não será cobrado a segunda passagem, porém para que haja esse beneficio o cidadão não pode exceder o tempo de meia hora após o primeiro deslocamento”, explica Quadros.

 


Sobre esse beneficio o secretário diz ainda que essa medida já era um projeto do município exigido a empresa que realiza o transporte coletivo. “Essa ação já fazia parte da concessão do transporte no qual estava descrita no edital, porém não foi implantada até então por falta de condições técnicas, pois esse serviço é eletrônico e só vale com para uso no cartão já que com dinheiro não tem como o cobrador saber que aquele consumidor está no segundo deslocamento e dentro do prazo de meia hora”, explica.

 


A reportagem questionou o secretário sobre o fato dessa medida se parecer um incentivo do município para que os consumidores façam uso do cartão ao invés do dinheiro. Quadros concorda e afirma que além de ser um incentivo ao uso do cartão é também um beneficio a quem precisa realizar mais de um deslocamento aos domingos e feriados.

 


Já para as pessoas que utilizam o ônibus mais de uma vez em um mesmo dia, sendo esse, um dia da semana, o secretário diz que esses consumidores também são beneficiados. “Durante a semana o 2° deslocamento dentro do período de meia hora é de 50 %, ou seja, a pessoa irá pagar apenas uma passagem no valor integral, pois a segunda o valor será a metade. Os passageiros devem ficar atentos e sempre conferir o saldo do cartão, lembrando que aos domingos e feriados o segundo deslocamento é gratuito e em dias da semana o preço a ser pago é de 50%, então caso esses critérios não sejam seguidos o consumidor deve procurar a empresa de transporte e denunciar, pois a mesma deverá ressarcir o usuário” finaliza Simonides.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.