sexta-feira, 4 de Abril de 2014 05:01h Atualizado em 4 de Abril de 2014 às 05:04h. Lorena Silva

TV Candidés passa a ser transmitida em HD

No ar há mais de 20 anos, a TV Candidés, de Divinópolis, se prepara para mais uma mudança.

A partir desta segunda (7), a emissora passa a transmitir os programas ao vivo e a maior parte dos seus programas gravados em HD (High Definition, ou Alta Definição). Para marcar a mudança a TV realiza no mesmo dia, às 19h30, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o lançamento oficial da tecnologia.
Durante o evento, será apresentada à comunidade, autoridades, parceiros, colaboradores da emissora e empresários, a história da TV Candidés, sua proposta e o que muda com o novo formato. Além disso, serão apresentados os novos produtos da TV, como vinhetas, chamadas, novo conteúdo atualizado e novo projeto gráfico com identidade visual definida.
Segundo o coordenador técnico da TV Candidés, Humberto Preihsner, desde 2012 a TV já vinha fazendo estudos e planejamento para investir nos equipamentos e fazer as mudanças necessárias para a implantação do formato HD. Neste ano, a emissora começou a receber os equipamentos comprados e a fazer as suas instalações.
Desse modo, foi feita a substituição da parte interna e externa da TV. Na parte interna, alguns itens como câmeras, mesas de corte e mesas de som foram trocados por equipamentos em Alta Definição. Já na parte externa, foram adquiridos links, transmissores e geradores para exibição do sinal.
A partir da mudança, todos os programas produzidos pela TV estarão nesse formato. Programas de parceiros, como os das escolas de comunicação Funedi UEMG e Pitágoras, por exemplo, ainda não serão exibidos em Alta Definição, já que antes precisam passar pelo processo de adaptação ao formato.

 

Pioneirismo
A TV Candidés é a primeira emissora de Divinópolis e a primeira TV Educativa do estado de Minas Gerais a transmitir o sinal digital em Alta Definição.  Conforme o decreto federal n° 5.820, de junho de 2006, todas as TV’s no Brasil precisam passar pelo processo de digitalização até o ano de 2016. Mas, segundo Humberto, a TV Candidés optou por adiantar o processo. “Nós saímos com um reconhecimento e com uma contribuição para a história. Porque, para a história, estará registrado que a TV Candidés foi a primeira TV em Divinópolis a transmitir em Alta Definição. Esse é o legado que fica”, ressalta.

 

Mudanças
Para Humberto, com a implantação do sinal em HD, há uma mudança significativa no modo de assistir e de se fazer televisão. Com mais qualidade de imagem, certos detalhes que antes passavam despercebidos se tornarão mais perceptíveis com o novo formato. Assim, há a necessidade de um cuidado maior com cenário, figurino e maquiagem, por exemplo. Os equipamentos também mudam, tornando-se mais simples e mais fáceis de serem manuseados.
Já para o telespectador, o que muda é que ele passa a ter uma qualidade de imagem duas vezes e meia superior à que é oferecida hoje. Para usufruir do novo formato, é necessário um aparelho de TV que esteja capacitado a receber o sinal em Alta Definição, o que a maior parte dos equipamentos que são oferecidos no mercado atualmente já oferece. Para as TV’s que são um pouco mais antigas, é preciso adquirir um aparelho conversor que possa ser acoplado à TV.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.