segunda-feira, 8 de Agosto de 2016 12:40h Ascom

UFSJ desenvolve projeto de popularização da ciência em ônibus do transporte coletivo urbano de Divinópolis/MG

Com o apoio da PROEX-UFSJ e da SETTRANS, o técnico da UFSJ, Adriano Guimarães Parreira, juntamente com o estudante bolsista Rafael Pacheco, iniciaram a segunda etapa do projeto de extensão denominado “Ciência em Movimento"

O projeto visa fomentar a popularização da ciência a partir da divulgação dos avanços científicos e tecnológicos a usuários do sistema de transporte coletivo urbano da cidade de Divinópolis/MG.

 

De acordo com Adriano Parreira, foram afixados cartazes em algumas linhas de ônibus urbanos de Divinópolis que traduzem para uma linguagem mais popular temas atuais e diversos de interesse científico e tecnológico que convergem ou se relacionam ao cotidiano dos indivíduos da comunidade. O espaço será utilizado também para divulgar os resultados e aplicações de pesquisas científicas desenvolvidos no Campus Centro-Oeste Dona Lindu, procurando despertar a atenção geral da população para os imensos benefícios que podem advir da pesquisa científica estimulando o acesso e a apropriação do conhecimento científico ao público em geral.

 

Durante os 12 meses de desenvolvimento do projeto serão trabalhados 8 temas, que serão tratados com uma linguagem acessível e de fácil entendimento a todos. A primeira publicação trata do tema “Aedes aegypti- implicações da proliferação e possível controle biológico baseado em mosquitos transgênicos e na presença de Wolbachia”.

 

Outros assuntos como aquecimento global, AIDS, drogas e álcool, Acidente Vascular Cerebral, câncer de mama e próstata, Mal de Alzheimer e fosfoetanolamina também serão abordados, dentre outros, durante a duração do projeto.

 

Além da divulgação nas linhas do transporte coletivo da cidade, foram criados também como canais interativos um blog e uma página no facebook destinados a fomentar a discussão e aprofundamento dos temas abordados. Neles serão disponibilizados os textos digitalizados e haverá espaço para críticas e sugestões. O endereço eletrônico do blog é cienciasnoonibus.blogspot.com e da página é facebook.com/projeto.cienciasnoonibus.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.