sexta-feira, 10 de Julho de 2015 12:42h Atualizado em 10 de Julho de 2015 às 12:45h.

UFSJ discute proposta de gestão do Hospital Público de Divinópolis

A reitora da Universidade Federal de São João del Rei Profª. Drª Valéria Heloísa Kemp, o Diretor do Campus Centro-Oeste Dona Lindu Prof. Dr. Eduardo Sergio da Silva e o coordenador do curso de Medicina Prof. Denny Veloso, reuniram-se em Brasília com Newt

A reitora da Universidade Federal de São João del Rei Profª. Drª Valéria Heloísa Kemp, o Diretor do Campus Centro-Oeste Dona Lindu Prof. Dr. Eduardo Sergio da Silva e o coordenador do curso de Medicina Prof. Denny Veloso, reuniram-se em Brasília com Newton Lima Neto, Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, ligada ao Ministério da Educação e responsável pela administração de vários hospitais universitários.

Também participaram da reunião a Vice-Presidente da EBSERH Jeanne Liliane Marlene Michel, o secretário municipal de saúde de Divinópolis David Maia e o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos com o objetivo de discutir a administração do Hospital Público Divino Espírito Santo que está sendo construído em Divinópolis.

A intenção é que a unidade seja repassada à Universidade Federal de São João del Rei e transformada em Hospital Universitário. Para fazer a gestão, a UFSJ faria a concessão para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares que já administra hoje 50 hospitais universitários.

Para isso a proposta deve ser aprovada pelo Ministério da Educação. Durante a reunião ficou acordado que o Diretor da EBSERH Newton Lima e o Governador de Minas Gerais Fernando Pimentel virão a Divinópolis para conhecer o Campus Centro-Oeste Dona Lindu e as obras do hospital público e dar continuidade às primeiras discussões.

Caso a proposta seja aprovada será um ganho para a Universidade Federal de São João del Rei que ampliará o campo de prática para seus alunos, permitindo uma formação ainda mais qualificada e para a saúde da região Centro-Oeste que poderá contar com a estrutura, corpo de profissionais e residentes da UFSJ.

Foi também tratado com o Secretário Estadual de Saúde Fausto Pereira dos Santos sobre a criação do Centro de Especialidades Médicas pela UFSJ em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis. O CEM iniciará seus trabalhos no início de agosto e contará com várias especialidades médicas, dentre elas: endocrinologia, infectologia, reumatologia, nefrologia, otorrinolaringologia, urologia, ginecologia, cardiologia e pneumologia.

O Centro de Especialidades Médicas será mais um investimento da UFSJ na formação de seus alunos e na colaboração para a melhoria da estrutura de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde da região Centro-Oeste.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.