quinta-feira, 28 de Abril de 2016 11:02h

UFSJ inicia projeto “Amigos de Quatro Patas” para cuidar de animais de rua

A Universidade Federal de São João del-Rei, através da Profa. Beatriz Alves Ferreira inicia em Divinópolis o projeto “Amigos de Quatro Patas”

A Universidade Federal de São João del-Rei, através da Profa. Beatriz Alves Ferreira inicia em Divinópolis o projeto “Amigos de Quatro Patas” que tem como objetivo realizar um levantamento do número de cães e gatos abandonados e promover ações de informação e conscientização para adoção e guarda responsável, visando à diminuição da população de animais de rua na cidade.

 

 


De acordo com a coordenadora do projeto, Profa. Beatriz, o abandono de animais promove o aumento da população de cães e gatos de rua que trazem problemas ambientais e de saúde, tanto para os animais em situação de abandono como para a própria população. Os animais abandonados são geralmente submetidos a maus tratos e condições precárias de sobrevivência, facilitando a proliferação de doenças entre eles e deles para o homem.

 

 


Em Divinópolis o aumento da população de animais de rua é grave e se encontra atualmente descontrolado. De acordo com dados de ONGs envolvidas nos direitos e proteção aos animais, estima-se que existam mais de doze mil cães de rua no município. Em relação ao número de gatos não há nenhuma estimativa.
A Leishmaniose é uma zoonose que preocupa as autoridades locais, pois o ciclo da doença está mantido no município e apresenta uma incidência considerável, segundo dados divulgados na mídia pela Secretaria Municipal de Saúde. O aumento da população de cães abandonados e em condições precárias acarreta um aumento em potencial para fonte de infecção, pois o mesmo pode atuar como reservatório da doença. Nesse ponto é importante salientar que o Campus Centro Oeste da UFSJ é referência em estudos sobre a Leishmaniose. Atualmente o Laboratório de Parasitologia, sob a Coordenação do Prof. Dr. Gilberto Fontes, é responsável pelos exames laboratoriais que fazem o diagnóstico de Leishmaniose nos cães do município após triagem realizada pelo Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental - CREVISA.

 

 


Todos esses dados preocupantes levaram a Profa. Beatriz Alves a iniciar em Divinópolis o Projeto “Amigos de Quatro Patas” que já existe em São João del-Rei. Com a execução desse projeto, pretende-se, no mínimo, controlar o aumento da população de animais de rua no município. Espera-se minimizar os riscos de zoonoses transmitidas por estes animais, através da sensibilização da população para adoção e guarda responsável, que deve acarretar uma melhora da sua qualidade de vida.

 

 


Além disto, o projeto pretende realizar um levantamento de dados sobre o número e a distribuição de animais de rua no município, bem como confrontá-los com a origem dos animais castrados pelo CREVISA. Esse levantamento deve gerar um banco de dados inicial para futuras comparações a respeito da população dos animais de rua, norteando futuras ações.

 

 


Para dar o pontapé inicial será realizado no dia 03 de maio, próxima terça-feira, às 17h30,  no Auditório do Campus-Centro Oeste, o lançamento do projeto. Na programação será feita a apresentação dos parceiros: SPAD - Sociedade Protetora dos Animais de Divinópolis, Projeto Vida Animal, Agenda 21 de Divinópolis e Prefeitura Municipal de Divinópolis. Será realizada ainda uma mesa redonda para discussão do assunto com a presença de especialistas, representantes das ONGs, da Prefeitura Municipal de Divinópolis e da UFSJ.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.