quarta-feira, 12 de Agosto de 2015 12:07h Atualizado em 12 de Agosto de 2015 às 12:42h.

UFSJ inicia projeto Coleta Seletiva Solidária

A UFSJ – Campus Centro-Oeste Dona Lindu iniciou em parceria com a ONG Lixo e Cidadania de Divinópolis o projeto Coleta Seletiva Solidária, com o objetivo de fazer a gestão dos resíduos sólidos do CCO

A iniciativa de implantação do projeto partiu dos Centros Acadêmicos dos quatro cursos do CCO que procuraram a colaboração da ONG Lixo e Cidadania e estão atuando ativamente para que a proposta dê certo.

A representante da ONG Hélcia Veriato Teixeira abraçou a ideia e deu todo o suporte para que o projeto tivesse início neste mês, com a volta às aulas. Na “Semana do Acolhimento”, onde são realizadas diversas atividades para receber os calouros deste semestre, Hélcia ministrou uma palestra onde foi explicado como funcionará a coleta seletiva dentro do CCO.

Foi oferecido também um treinamento para os funcionários responsáveis pela limpeza do campus que já estão fazendo a separação dos resíduos sólidos e dando a destinação correta.

     A Associação de Catadores de Divinópolis – ASCADI também se tornou uma parceira do projeto e é a responsável pelo recolhimento dos materiais recicláveis do Campus Centro-Oeste Dona Lindu.

    Foi formado dentro do CCO um Comitê de Responsabilidade Sócio-Ambiental que conta com a participação de representantes de todos os segmentos da universidade (alunos, professores, técnicos e funcionários terceirizados), além da representante da ONG Lixo e Cidadania Hélcia Veriato. O Comitê é responsável por implantar e gerir o funcionamento do projeto, além de sensibilizar todos os demais membros que atuam no campus a participar da Coleta Seletiva Solidária.

 O projeto também conta com os “Vigilantes do Lixo”, que são aqueles que sempre que presenciam alguém jogando lixo no chão ou deixando nas mesas da cantina ou salas de aula, gentilmente lembram que o lixo deve ser descartado na lixeira. É uma forma de conscientizar educadamente e o objetivo é de que no futuro todos no CCO possam se tornar um Vigilante do Lixo.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.