segunda-feira, 25 de Maio de 2015 12:31h

UFSJ realiza treinamento da equipe responsável pelo Centro de Atencão Psicossocial Àlcool e Drogas - CAPSad

A Universidade Federal de São João Del Rei realizou no Campus Centro-Oeste Dona lindu, nos dias 18 a 22 de maio, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis o treinamento da equipe do novo Centro de Atenção Psicossocial Àlcool e Drogas

A equipe composta por Enfermeiros, Psicólogos, Terapêuta Ocupacional, Assistente Social, Educador Físico, Farmacêutico, Médico e Técnicos de Enfermagem recebeu treinamento ministrado por professores da UFSJ Prof. Dr. Richardson Miranda Machado e Prof. Dr. Carlos Alberto Gama e por profissionais referências técnicas da Secretaria municipal de Saúde Rejane de Almeida Cyrino, Pedro Henrique Batista Freitas e Camila Matias.

         O CAPSad é um serviço especializado em saúde mental que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas em diferentes níveis de cuidado: intensivo (diariamente), semi-intensivo (de duas a três vezes por semana) e não-intensivo (até três vezes por mês).

        É um serviço ambulatorial territorializado que integra uma rede de atenção em substituição à “internação psiquiátrica", e que tem como princípio a reinserção social. Realiza ações de assistência (medicação, terapias, oficinas terapêuticas, atenção familiar), de prevenção e capacitação de profissionais para lidar com os dependentes.

       O serviço do CAPS é a porta de entrada do paciente dependente de álcool e drogas no Sistema Único de Saúde. É importante ressaltar que apenas são atendidos os pacientes que buscam ajuda, já que o tratamento é aberto, isto é, não há internação ou qualquer outro procedimento contra a vontade do dependente.

O CAPS foi inaugurado hoje, dia 25, e seu funcionamento é 24 horas. O endereço é Av. Governador Magalhães Pinto, 1215.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.