sexta-feira, 16 de Dezembro de 2011 17:29h Atualizado em 16 de Dezembro de 2011 às 22:51h. Sarah Rodrigues

Uirapuru realiza concerto de Natal na Catedral

Hoje a partir das 20h o grupo “Uirapuru, Canto Livre” realiza o Concerto de Natal que encerra as atividades do grupo e também comemora 10 anos do grupo. Tendas serão armadas na praça para o conforto do público

O grupo “Uirapuru, Canto livre”, realiza hoje a partir das 20h na Praça da Catedral em frente ao museu, um concerto especial de natal, que também comemora os 10 anos do grupo. O grupo mistura músicas brasileiras com as tradicionais músicas natalinas.


De acordo com o regente Gê Lara além de encerrar o ano de atividades do grupo, o concerto ainda comemora os 10 anos do Uirapuru.“O concerto é especial para este natal, de 10 anos do grupo “Uirapuru Canto, canto Livre” e dentro desses 10 anos o grupo está fazendo um circuito nas cidades mais próximas do centro-oeste como Oliveira e Carmo do Cajuru”.
O evento será muito bonito segundo Lara, que classifica a apresentação como “muito especial”. “Este show é especial com todas as músicas de Natal e a gente fez dentro dessa comemoração dos 10 anos e também para encerrar o nosso ano de cantoria, porque a gente começa os trabalhos junto com o período letivo das escolas em fevereiro e termina em dezembro”.
Para Gê Lara o concerto será muito alegre e divertido, repleto de batuques, canções conhecidas e repertório próprio. “É um show muito bonito com várias participações especiais, nós temos Aline Souza como cantora, Alexandre Alexandre Bianchini, Sérgio de Castro e os instrumentistas: Rodrigo Lemos (viola), Zé Guela (teclado) e Edvaldo Ilzo (percussão). E é um show que vai acontecer de qualquer jeito, com chuva sem chuva, porque a praça estará montada com tendas”.

 

 

REPERTÓRIO
Segundo o regente o repertório é feito por músicas tradicionais do natal, todas traduzidas para o português. “E tem também algumas preciosas para a gente, como algumas canções do Norte de Minas, que foram resgatas em um CD que gravei junto com meu irmão, que se chama cantos de Natal”. Segundo Lara tem muitas músicas que não são consideradas folclóricas por não ficarem conhecidas pelo público brasileiro.

DEZ ANOS
Cerca de 40 pessoas participam do  “Uirapuru Canto Livre” que foi criado em 2011 por Gê Lara e já percorreu várias cidades. Em sua trajetória o grupo já participou de vários projetos importantes destacando a Caravana Cultural Coca-Cola (ao lado do Saulo Laranjeira), Concertos de Natal, Divinópolis Faz ARTE, Festival de Corais de BH, Cantos e Contos, Festival Internacional de Corais, Canta Del Rei (Festival Nacional de Corais), Encontro na Praça - Estórias e Músicas, Festival do Teatro Alterosa (com Telo Borges), entre outros. Para 2012 o grupo prepara várias novidades, além dos shows o grupo vai gravar novo cd e estará em turnê por várias cidades de Minas.
Relembrando a história do grupo Lara explica que é um coral diferenciado por utilizar sempre músicas brasileiras. “A gente começou na Capela Santa Cruz com crianças e com o tempo as mães também começaram a cantar, gostamos da ideia e deu certo. Hoje o Uirapuru é um grupo bem familiar, temos pais e filhos, avós e netos”, conta o regente.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.