quarta-feira, 22 de Junho de 2016 18:28h Prefeitura de Divinópolis

Unidades de Saúde realizam atividades no combate da diabetes

Várias unidades de saúde de Divinópolis estão mobilizadas neste mês para o Dia Nacional de Combate ao Diabetes em 26 de junho

As atividades nas Estratégias Saúde da Família (ESF) e nos Centros de Saúde convencionais têm com objetivo orientar e conscientizar os usuários do sistema público de saúde.

 

Nesta quinta-feira (23/06) na ESF Candidés, por exemplo, será realizada uma ação de saúde a partir das 8h. Informação e prestação de serviço estarão à disposição dos usuários que, entre outras coisas, contarão com dinâmica sobre “Mitos e verdades sobre a diabetes”, teste de glicemia capilar e aferição de pressão arterial, atendimento individual em enfermagem e medicina, avaliação do controle do peso e muito mais. A ação de saúde se estenderá até às 16h.

 

Iniciativa semelhante acontecerá na ESF Nova Holanda em 28 de junho. No local, a partir das 14h, um café com roda de conversa tratará do tema: "Alimentação no Diabetes". “Estas e outras ações que acontecem nas unidades de saúde tem o objetivo de alertar a população sobre a crescente incidência do diabetes e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados com a doença a fim de evitar complicações mais severas”, explica a apoio técnico da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Lívia Melo Nery.

 

O que é a diabetes?

 

Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta, portanto, em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.