quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2015 12:40h

UPA utiliza telemedicina para avaliação de eletrocardiograma por médicos do HCor

A Prefeitura de Divinópolis, através da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, firmou uma parceria como o Hospital do Coração de São Paulo (HCor)

A Prefeitura de Divinópolis, através da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, firmou uma parceria como o Hospital do Coração de São Paulo (HCor) para envio de um moderno equipamento chamado Heart View. Com o aparelho é possível realizar o eletrocardiograma a beira do leito e imediatamente é enviado, através do recurso da telemedicina, aos médicos especializados na capital paulista.

“Esse exame é avaliado por um profissional do Hospital do Coração (HCor) que prontamente nos reenvia um laudo do exame realizado”, explica o diretor técnico da UPA Padre Roberto, médico Marco Aurélio Lobão.

A ferramenta de trabalho, segundo Lobão, possibilita tirar dúvidas dos médicos durante um plantão.

Esta segurança proporcionada pela UPA Padre Roberto é necessária nas tomadas de decisão por parte do profissional médico e uma garantia para o paciente.

“O eletrocardiograma é um recurso diagnóstico para alguns problemas cardíacos, que possibilita a diferenciação de ritmos normais ou alterados, condições agudas ou crônicas, permitindo indicar o tratamento de escolha para aquela condição observada. A parceria com o HCor, com o uso deste equipamento, irá nos auxiliar nas tomadas de decisão e permitir ações mais rápidas”, destaca o diretor da UPA.

 

Protocolos assistenciais

No que se refere ao trabalho do corpo clínico da UPA, estão sendo organizadas reuniões semanais em um Programa de Educação Continuada. A intenção, conforme destaca Lobão, é criar a partir desses encontros os denominados protocolos assistenciais.

“O objetivo é criar protocolos em todas as áreas da UPA Padre Roberto e, assim, sistematizar o atendimento para que as condutas sejam mais uniformes e protocoladas também. Esta ação representa para o usuário da UPA uma melhora no atendimento assistencial. Para a unidade representa, ainda, um alinhamento de condutas que facilitam o acompanhamento do paciente. Com tudo isso, o nosso objetivo principal é a busca constante por um atendimento de excelência”, conclui Lobão.

Créditos: Juliano Vilela

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.