quarta-feira, 15 de Abril de 2015 13:23h

Usina Gravatá recebe orquestras Cordas e Sons e Dando Cordas na abordagem outono

A programação do Teatro Municipal Usina Gravatá para abril apresenta o concerto “Quatro Estações” com a orquestra Cordas e Sons e a Dando Cordas neste domingo (19/04), às 19h, dentro da abordagem da estação outono

A entrada é mediante a doação de detergente ou desinfetante, que serão destinadas à Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas Gerais (Acccom).

O espetáculo — que é parte da série de quatro concertos inéditos, cada um sobre o respectivo tema da estação do ano — é inspirado nos concertos para violino e orquestra do compositor italiano Antonio Vivaldi “As Quatro Estações”, que foram compostos em 1.723 e vieram acompanhados por sonetos ilustrativos impressos na parte do primeiro violino que descrevem as estações.

O repertório combinará músicas clássicas e sucessos comerciais, desde peças de Händel e de Tchaikovsky a canções de Beatles e da cantora e compositora americana Christina Perri. Em primeiro momento, duas peças serão executadas por crianças em pé em formato de recital, e, em segundo momento, a apresentação segue em formato de orquestra em disposição tradicional. As orquestras Cordas e Sons e Dando Cordas são compostas por respectivamente 20 e 70 integrantes.

À medida que se desenvolvem tecnicamente, alunos da orquestra Dando Cordas juntam-se àqueles mais experientes da Cordas e Sons, disse Walter Caetano, regente e presidente da ONG Cordas e Sons. “A proposta é colocá-los diante do público para perderem a inibição, realizando trabalho técnico e psicológico por meio da música.” 

A ONG Cordas e Sons é projeto sociocultural que foi iniciado pela Associação Cultural Cordas e Sons em 2010 e oferece aulas de instrumentos como violino, viola de arco e violoncelo e de prática de orquestra a crianças, adolescentes, adultos e idosos para introduzi-los no universo da música erudita.

Buscando representar a concepção do homem inserido na natureza, o concerto será complementado com a exposição de trabalhos da artesã Eliene Pinheiro e da artista plástica Karol Canto, artistas em Divinópolis, que retratam as características do outono em obras como luminárias de tubos de PVC e pinturas em tela.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.