segunda-feira, 4 de Maio de 2015 09:34h

Vacina contra a influenza começa a chegar à Semusa na próxima quarta-feira

Campanha de vacinação será prorrogada na cidade

A Campanha de Vacinação Nacional contra a Influenza, prevista para ter início hoje (04/05), começará atrasada em Divinópolis. Tudo porque a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) ainda não recebeu as doses da vacina para iniciar esta campanha.
De acordo com a justificativa apresentada pela Superintendência Regional de Saúde, o atraso no repasse das vacinas se deu por conta do Instituto Butantan que não conseguiu cumprir a sua programação de entrega das vacinas junto ao Ministério da Saúde. Fato que atrasa ou deixa lento o início desta campanha.

Em Divinópolis, a previsão é vacinar cerca de 49.100 pessoas contra a influenza. A vacina só começará a chegar à cidade a partir da próxima quarta-feira (06/05). “Nesta data o município não receberá todo o quantitativo de vacina para atender a sua demanda. A cidade receberá 12 mil doses o que dá para vacinar as pessoas durante a semana e o Dia “D” que acontecerá no sábado (09/05)”, conta Osmundo Santana – epidemiologista da Semusa. A previsão da Semusa é que uma nova remessa de vacinas chegue em Divinópolis na próxima semana.

A Semusa, por meio do seu Setor de Imunização e Diretoria de Atenção Primária, já está preparada para realizar a vacinação da influenza. Tanto que ainda no mês de abril os responsáveis pelas salas de vacina das unidades de saúde passaram por uma capacitação. “Estamos preparados para iniciar a campanha desde o último dia 27 de abril. Como a vacinação está começando com atraso o município já decide, de maneira definitiva, que ela não se encerrará no dia 22 como prevê o Ministério da Saúde, ou seja, prorrogaremos a campanha para além desta data para garantir que os grupos prioritários não fiquem prejudicados e tenham acesso a vacina”, tranquiliza Osmundo.

Devem ser vacinados contra a influenza os idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a menores de 05 anos, gestantes de qualquer idade gestacional, puérperas (mulheres com até 45 dias de pós parto), trabalhadores de saúde que atuam em locais de referência para atendimento aos casos de influenza e portadores de doenças crônicas. A Semusa alerta que para este último caso deve ser apresentando um relatório médico com justificativa para a vacinação.

No dia 09 de maio, Dia “D” de vacinação contra influenza, estarão funcionando as Unidades de Saúde do Ipiranga, São José, Central, Danilo Passos, Bom Pastor, Afonso Pena, Niterói, CSU e Itaí. Nestas unidades a vacinação no Dia “D” acontecerá das 8h às 17h.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.