quarta-feira, 11 de Julho de 2012 12:43h Marina Alves

Veículos escolares têm até 31 de julho para realizar vistoria

Até o final do mês de julho, os veículos escolares devem realizar sua inspeção regular, para que possam continuar circulando na cidade. A vistoria, que já foi realizada em alguns veículos, poderá ser feita até o dia 31 deste mês.

 


A inspeção deve ser feita semestralmente para os veículos escolares, para que possam circular normalmente e devidamente regularizados para trabalhar. Para fazer a regularização, é necessário se dirigir até a Inspecionar, localizada no anel Rodoviário Pres. Tancredo Neves, quilometro 03, nº8401 Bairro L.P. Pereira. É necessário apresentar os seguintes documentos: Documento do Veículo (CRLV), Carteira de Habilitação do condutor e Nos casos de Alteração de Características, também uma autorização prévia do delegado de trânsito e Nota fiscal referente à alteração feita.

 

Até hoje, alguns veículos já realizaram a inspeção de rotina. Segundo o diretor da Inspecionar, empresa responsável pelas inspeções, cerca de 200 veículos devem ser vistoriados na cidade de Divinópolis: “Até o momento, dez vans foram inspecionadas. A inspeção está começando agora, e o índice ainda não foi atingido porque as escolas ainda não entraram em período de férias. Ao todo, em Divinópolis, são 200 veículos a serem inspecionados”, conta

 

Willian também lembra que a inspeção deve ser realizada conforme o código de trânsito, que prevê punições para os veículos que não cumprirem as regras impostas: “O código de transito brasileiro determina que os veículos escolares devem ser inspecionados uma vez a cada semestre. Aqui são realizadas inspeções mecânicas e visuais. São feitos testes os veículos nessas duas áreas”.

 

A avaliação no veículo é feita em vários itens. São analisados a identificação, os equipamentos obrigatórios, bancos, portas e vidros, o sistema elétrico de sinalização e iluminação, sistema de direção, suspensão, freios e transmissão, os pneus e rodas; motor, e também a emissão de gases poluentes, as dimensões do veículo, seus sistemas de alimentação, escapamento e elétrico.

 

A empresa que realiza as inspeções atende de segunda a sexta, das 08h às 17h. As inspeções nos veículos são realizadas de acordo com a ordem de chegada dos veículos, e costumam durar de 40 minutos à uma hora. Cada inspeção tem o valor de R$ 150, independentemente do tipo de veículo.

 

Somente os veículos aprovados na inspeção poderão circular nas vias públicas. Os veículos reprovados na vistoria têm um prazo de no máximo 30 dias, para realizar as correções necessárias no veículo e levar novamente na Inspecionar, para que seja feita uma nova avaliação e novos testes, para a emissão de um novo laudo, com a liberação necessária para o proprietário transitar na cidade.

 

Além das fiscalizações da Prefeitura, através da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settrans), e da empresa Inspecionar, Willian também ressalta que os pais devem ficar atentos e ajudar na fiscalização destes veículos, para garantir a segurança das crianças que fazem uso deste meio de transporte: “Pedimos que os pais dos alunos ajudem a fiscalizar os veículos, pois a prefeitura faz a sua parte, nós fazemos a nossa parte. Então é importante que eles observem e fiscalizem também os veículos”, lembra o diretor da Inspecionar.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.