quinta-feira, 9 de Abril de 2015 19:18h

Vem aí o “Agente Mirim” no combate a dengue

O combate à dengue será tema de discussão dentro e fora da sala de aula

Esta é a mais nova estratégia de ação que começa a ser desencadeada pela Diretoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde (Semusa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação(Semed). Uma reunião realizada hoje, entre representantes destas duas secretarias, deu o primeiro passo para colocar em prática o projeto Agente Mirim.

O piloto deste projeto irá envolver 48 alunos, do 4º ao 9º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Dona Maria Rosa, localizada no bairro Realengo. “A ideia é capacitar este grupo de alunos para que eles auxiliem tanto na orientação, quanto na identificação de focos do mosquito da dengue”, explica a diretora de vigilância em saúde.

Estes alunos seriam multiplicadores do combate à dengue. A intenção da Diretoria de Vigilância em Saúde é que os alunos capacitados pela Vigilância Ambiental disseminem o que foi repassado para os demais colegas. Ao final todos irão contribuir na conscientização.
“É uma ação simples, mas que visa fazer um trabalho de diminuição de focos do mosquito da dengue junto à comunidade escolar e vizinhança. Um trabalho de conscientização e controle”, diz Celina.

A Diretoria de Vigilância em Saúde, juntamente com a direção da Escola Municipal Dona Maria Rosa e técnicos da Secretaria de Educação voltarão a se reunir nos próximos dias para definir a data de lançamento deste projeto Agente Mirim.
“Iremos capacitar os alunos e, depois, a escola conduzirá esta ação”, completou Celina. No final desta capacitação os 48 alunos envolvidos neste projeto piloto receberão um certificado e o crachá que irá os identificar como agente mirim no controle da dengue.

Boletim
O boletim divulgado na tarde de hoje revela que subiu para 88 o número de casos confirmados da dengue em Divinópolis. O número de casos suspeitos chega a 297. O Centro é o local com o maior número de notificações, 36 casos suspeitos com 19 confirmados até o momento.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.