sábado, 6 de Agosto de 2016 08:35h Mariana Gonçalves

Vencedores do Prato da Casa 2016 serão revelados hoje

A partir das 11h, o Parque de exposições se transformará no maior ‘boteco’ da cidade, a festa de Saideira do festival gastronômico Prato da Casa (PDC) 2016 promete grandes emoções

POR MARIANA GONÇALVES

mariana.goncalves@gazetaoeste.com.br

 

Procurando unir a culinária rural à urbana e com o tema “Sabores do Cerrado Mineiro”, os 14 estabelecimentos participantes, responsáveis pela elaboração das delícias presentes no festival, vão descobrir quem será o grande vencedor da edição de 2016, que levará para casa uma viagem e uma premiação em dinheiro. Da mesma forma, será premiado com uma viagem e uma importância o melhor garçom. Os bares também irão disputar entre si o certificado da cerveja mais gelada e do melhor atendimento. Se você acha que ainda é pouco, para manter a festa ainda mais animada, a grade artística vai garantir ao público entretenimento de qualidade. Serão dois palcos e, entre as atrações confirmadas, estão: ONG Mineira, Mandruvá, Barteria, Tia Elza e Jubah. Para a tranquilidade dos papais e mamães que vão curtir a Saideira, o evento também contará com um espaço kids.

 

VOTAÇÕES

 

As votações aconteceram por meio de tablets instalados nos estabelecimentos, em que o cliente atribuiu nota de 1 a 5 nos seguintes quesitos: Melhor Prato; Melhor Atendimento; Higiene; Melhor Garçom e Bebida Mais Gelada. Jurados técnicos também são convidados a visitar os bares e restaurantes para emitir notas. Neste contexto, Bicalho garante que o sistema vai muito além de uma simples votação. “O estabelecimento está sendo avaliado por uma pesquisa de opinião pública e técnica, que possibilita ao proprietário a identificação de problemas na casa, podendo criar, assim, alternativas para solucionar e melhorar a qualidade dos produtos e serviços”.

 

OBRA GASTRÔNOMICA

 

Divinópolis virou a cidade da gastronomia no Centro-Oeste. Uma prova disso é o popular Festival Prato da Casa, que já está na sua 12ª edição. Idealizado pelo produtor cultural Gustavo Bicalho e realizado sob a chancela da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel MG), o festival vem com a intenção de apresentar o melhor da culinária. Com o tema “Sabores do Cerrado Mineiro”, participam do evento 14 estabelecimentos, que têm a responsabilidade de preparar receitas exclusivas com os produtos da região. Para Bicalho, comer bem não é sinônimo de comer fora de casa. “Restaurantes podem ser bem mais práticos e oferecerem delícias sem comparações, no entanto, com algumas dicas e empenho, é possível preparar iguarias dignas de chefs, que podem ser elaboradas no conforto do nosso lar”, esclarece.

Pensando nisso e em colocar os sabores da culinária mineira ainda mais em evidência, a equipe do Festival Prato da Casa teve uma ideia brilhante. Em 2015, em uma reunião com os bares participantes do Festival, durante uma capacitação no Sebrae, a elaboração de receitas demandou um registro dos pratos. Desse registro, surgiu a ideia de incentivar os bares a inovar em seus cardápios com o lançamento dessas receitas.

O sucesso foi tão grande na região Centro-Oeste que a equipe do Prato da Casa resolveu então lançar um livro de receitas a nível nacional. “Com muito carinho e dedicação o livro foi produzido através de um resgate de pratos que mais se destacaram nos últimos anos do Festival, em comum acordo entre a organização e chefs de cozinha parceiros deste projeto”, explica Bicalho.
O lançamento dessa coletânea de delícias está previsto para setembro de 2016, em uma cerimônia executiva seguida de um coquetel, na Fiemg de Divinópolis. Depois dessa solenidade, o livro será lançado em bares da região Centro-Oeste de Minas e distribuído nas principais livrarias de todo Brasil.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.