sexta-feira, 10 de Julho de 2015 10:01h Atualizado em 10 de Julho de 2015 às 10:13h. Mariana Gonçalves

Vistoria de veículos pode ser agendada pela internet

Agendar a vistoria do seu veículo agora está mais fácil

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) implantou algumas ações para agilizar e melhorar os trabalhos do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). Dentre as medidas, está o agendamento online para vistoria veicular – serviço que já está valendo em Divinópolis. Para realizar o agendamento, basta acessar o site www.mg.gov.br na opção “Vistoria de Veículos”.

O município tem nesse primeiro momento 120 vagas disponíveis para agendamento. Segundo o diretor da Central de Gestão dos Canais de Atendimento Eletrônico da Seplag, Damião José Rodrigues da Rocha, além de Divinópolis, o serviço está disponível na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Montes Claros – que foi a primeira a receber a transferência dos serviços da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) – e nas delegacias de Juiz de Fora e Uberlândia. “A experiência da UAI Montes Claros foi bem sucedida e está consolidada. O retorno dos delegados regionais também tem sido muito positivo. Portanto, acreditamos ser uma tendência a migração para atendimentos apenas via agendamento online”, explicou.

Damião falou também sobre os principais benefícios deste serviço online. “Redução do tempo de atendimento ao cidadão, medida que evita filas. Além disso, as unidades conseguem se programar com antecedência e agendar horários, se necessário. Isso evita o deslocamento do cidadão se a unidade não puder atendê-lo presencialmente”, afirma. Embora seja um sistema desenvolvido, custeado e mantido pela Seplag, as agendas são gerenciadas por cada unidade. Assim, cada coordenador pode estabelecer o horário de atendimento, o número de vagas, o prazo em que a agenda ficará aberta ao público e as indisponibilidades – feriados municipais e pontos facultativos, por exemplo.

AMPLIAÇÃO

Em material divulgado pela assessoria de imprensa do governo do Estado, a vice-diretora do Detran, Rafaela Gigliotti, falou sobre os projetos de ampliação do atendimento também por meio dos UAIs. “O Detran-MG tem interesse em expandir o serviço a todas as UAIs do Estado, assim como feito em Montes Claros, que se tornou modelo para as demais unidades”, diz.

Além da vistoria de veículos, o Portal MG conta com os seguintes serviços para agendamento: atendimento ao candidato à doação de sangue, emissão de 1ª e 2ª vias da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emissão de 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade, entrevista com assistente social, requerimento do seguro-desemprego e selagem de placa de veículos.

 

Crédito: Mariana Gonçalves

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.