sexta-feira, 7 de Setembro de 2012 08:54h Juliana Lelis

XI Encontro Cultural Franciscano acontecerá em Divinópolis

O Frei informou também que “ toda a população está convidada a participar com a gente desse evento, dessa celebração, nestes dias de 9 a 14, todos vão ser muito bem vindos, para comemorarem junto conosco” convidou.

O XI Encontro Cultural Franciscano será realizado em Divinópolis, nos dias 9 a 14 de setembro. O evento contará com palestras e mesas redondas sobre questões religiosas, políticas e ambientais, apresentações artísticas, lançamentos de livros e celebrações religiosas. O evento também dará foco a comemoração do centenário de Divinópolis com exposições de poemas e hinos de autores da cidade.
A maior parte do programa será realizada no Centro Franciscanos de Formação e Cultura (Cefet), com atividades a partir de 19:30 até 22 hs.

 


Os principais temas do encontro deste ano serão meio ambiente, saúde e religião. Os promotores se preocupam em dar prosseguimento ao tema principal da Campanha da Fraternidade de 2012-” Que a saúde se difunda sobre a terra”.

 


O programa começa no próximo domingo 9 de setembro ás 19:30, no Santuário de Santo Antônio, com celebração eucarística presidida por Frei Francisco Duarte Júnior,OFM, vigário da Paróquia de Santo Antônio, com encerramento do tríduo vocacional por ocasião do Jubileu de Diamante de vida religiosa de frei Cornélio van Velzen, OFM e frei Ronaldo Zwinkels, OFM.

 

A solenidade religiosa também contará com a presença do Coral de Divinópolis, sob regência de Djanira Luísa dos Santos.

 

O encerramento do encontro, acontecerá as 19 hs. da sexta-feira, 14 de setembro, Dia da Exaltação da Santa  Cruz e Dia da Província Franciscana de Santa Cruz. O encerramento contará com a celebração eucarística, no Santuário de Santo Antônio, com participação do coral do ECC, do santuário.

 

Segundo o Bispo Dom Tarcísio “ o evento já é uma tradição, a gente sabe como é fecunda a presença dos franciscanos nessa querida cidade, e até na diocese de Divinópolis, e essa tradição, essa promoção que os franciscanos fazem nessa semana, que é uma semana cultural, sempre com temas muito importantes, é um evento, uma semana muito rica para a nossa cidade. No encontro também vamos ter a presença dos candidatos a política aqui da cidade, e a política ela é muito importante pra cidade, esse esforço de assegurar o bem comum, é uma arte muito importante, em empenho a um favor comum” disse.

 

Frei Leonardo Lucas Pereira, coordenador do evento, contou um pouco sobre as ideias e como vai acontecer o encontro “ quando nos organizadores do evento, pensamos em sua formação, nos pensamos no que o convento poderia fazer pra cidade, para contribuir um pouco para a reflexão e promoção da arte. Então nós tivemos a ideia desse encontro cultural, que vai mudando de tema conforme os eventos, conforme as datas comemorativas e esses fatores. Esse ano, nos estamos aproveitando o centenário de Divinópolis e teremos como plano de fundo do evento exatamente essa comemoração do centenário. Os outros temas escolhidos, foram pensados de forma que fossem temas que pudessem interessar a população, o primeiro seria a presença dos franciscanos aqui em Divinópolis, nós estamos comemorando as bodas de 60 anos de dois freis, o frei Cornélio e o Frei Ronaldo, que são Holandeses missionários aqui no Brasil. O outro tema foi a ecologia, porque tem se falado muito do rio mais 20, e vamos falar um pouco sobre como isso reflete aqui em Divinópolis e haverá um debate entre pessoas entendidas do assunto da ecologia e do meio ambiente, para falarem um pouco sobre o rio Itapecerica e a poluição aqui em Divinópolis. E haverá também um debate entre os candidatos a prefeitura de Divinópolis, para estes apresentarem seus planos a respeito da saúde pública. Por último terá uma discussão de cunho mais religioso, sobre o conselho vaticano 2° que foi aberto a 150 anos, e qual a sua repercussão aqui em Divinópolis. O encerramento do evento será no dia 14, com uma exaltação da Santa Cruz, que é o nome da província dos franciscanos aqui de Minas Gerais” contou.

 


O Frei informou também que “ toda a população está convidada a participar com a gente desse evento, dessa celebração, nestes dias de 9 a 14, todos vão ser  muito bem vindos, para comemorarem junto conosco” convidou.


 

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.