sexta-feira, 4 de Março de 2011 00:00h

41º Banana Bowl recebe tenistas de 36 países a partir da próxima semana, no Vale do Itajaí (SC)

Categoria 18 anos recebe mais de 250 inscritos e tenta quebrar tabu de 20 anos sem conquistas brasileiras. Wild Cards serão definidos no sign in do qualificatório.

O 41º Banana Bowl, o mais tradicional torneio infanto-juvenil do páis, reunirá, a partir da próxima semana, algumas das principais promessas de 36 países na disputa da categoria 18 anos desta edição do torneio, que será disputada de 14 a 20 de Março, em duas cidades do Vale do Itajaí, em Santa Catarina: Blumenau e Itajaí. Mais de 250 jogadores de todo o mundo se inscreveram na categoria 18 anos.

As quadras de saibro do Itamirim Clube de Campo, em Itajaí recebem o torneio masculino. Terceiro e sétimo cabeças de chave se a competição começasse hoje, Bruno Sant'Anna(17º no Ranking ITF) e Karue Sell (34º) terão a vantagem de jogar "em casa", já que treinam em Santa Catarina.

Em janeiro, Bruno conquistou a Copa Casablanca, torneio de graduação máxima, disputado no México, enquanto Karuê chegou às semifinais de duplas no Australian Open. Outro destaque é João Pedro Sorgi (29º), dono de dois títulos da Gira COSAT nesta temporada (estapas da Colômbia-G1 e da Argentina-G2), que seria hoje o quarto pré-classificado.

Completando o time brasileiro pré-classificados para a chave principal do evento, estão Vitor Galvão (68º no ranking e cabeça 13), Thiago Monteiro (86º no ranking e cabeça 16), Francisco Zambon (156º) e Gabriel Vicentini Pereira (186º). Thiago Pinheiro, João Pedro Gomes Leme, Pedro Guimarães e André Napolitano lideram os jogadores nacionais que disputarão o torneio qualificatório.

A competição feminina ocorre no Tabajara Tênis Clube, na cidade de Blumenau. Rafaella Miller e Laura Pigossi, que disputaram a Gira COSAT pela equipe CBT/Correios são as únicas representantes do Brasil já garantidas na chave. Carla Forte, Beatriz Maia, Mariah Plauth eSamantha Czarniak Rego são as principais brasileiras no qualifying.

Entre os destaques internacionais estão o boliviano Hugo Dellien, terceiro colocado no ranking juvenil da ITF, e que já conquistou quatro títulos nesta temporada. O francês Mathias Bourgue, atual campeão da Copa Guerdau retorna ao Brasil e será o segundo cabeça de chave em Itajaí.

Na competição feminina, o destaque é a russa Irina Khromacheva, sexta colocada no ranking ITF e principal cabeça de chave. Irina que atualmente treina na Academia de Justine Henin, na Bélgica, tenta repetir o feito da compatriota Svetlana Kuznetsova, campeã do evento em 2001.

A japonesa Miho Kowase, vice campeã da Osaka Cup 2010 (torneio de Graduação máxima disputado em seu país de origem) e a canadense Eugenie Bouchard, que com apenas 16 anos, conquistou em janeiro seu primeiro trofeu profissional no ITF 25.000 de Burnie (Austrália), também figuram entre as favoritas ao título.

Wild Cards

O Departamento Infanto-juvenil da CBT informa que os convites do Banana Bowl 2011 serão definidos na sexta-feira, dia 11/03, no Sign In para o qualificatório do torneio.

O 41º Banana Bowl tem o patrocínio de Correios, Mapfre Seguros e CPFL. O apoio é do Ministério dos Esportes, Nestlé, Peugeot, Puris, Head, Dunlop, Prefeitura de Itajaí e FMEL - Fundação Municipal de Esporte e Lazer. O Banana Bowl é um evento juvenil de Grupo 1 da Federação Internacional de Tênis..

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio oficial dos Correios. O apoio é da Head e da Brascourt – Pisos Esportivos.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.