quarta-feira, 27 de Maio de 2015 11:51h Atualizado em 27 de Maio de 2015 às 11:53h.

800 jovens estão matriculados nas escolas de esporte

10 núcleos ensinam vôlei, tênis, futsal, futebol, natação e handebol

A Prefeitura de Divinópolis mantém escolas de esporte com aulas gratuitas para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos em dez núcleos. Aulas de vôlei, tênis, futsal, futebol, natação e handebol são oferecidas em regiões do município.

Levantamento da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Semej) aponta que 800 jovens estão matriculados para exercer atividades físicas, que, além de melhorarem o condicionamento físico, proporcionam lições de convivência, integração e disciplina. Os alunos não apenas praticam esporte, como também aprendem sobre convivência em grupo.

Ítalo Henrique, 13 anos, da escola de esporte do Campina Verde, contou que aprendeu técnicas na instituição.  “É muito bom exercitar-se e aprender técnicas de futebol. Antes ficava em casa sem fazer nada. Depois que conseguiram o campo, e a escola começou, tudo está bem melhor. Espero ansioso pelos treinos”, disse Ítalo.

Eduardo Milagre, de 12 anos, disse que é muito bom ter a escola de esporte no bairro. “Ninguém nunca o tinha feito antes. Apenas jogávamos bola na rua, machucávamos os pés e tínhamos problema com vizinhos. Agora está sério: temos boas bolas e treinador e até mesmo disputaremos campeonato”, destaca o aluno.

A costureira Carla Martins, mãe do aluno Thiago Pereira, de 9 anos,  ressaltou a importância do trabalho desenvolvido. Disse que as crianças precisam, desde cedo, gastar energia, pois isso pode ajudá-las muito no desenvolvimento. Outro fator positivo apontado pela mãe é que a prática esportiva as impede de somente ficar na rua, na internet ou diante da televisão.

“Meu filho gosta muito disso. Se fosse por ele, viria todo dia. Os instrutores prezam a disciplina bastante, e isso é bom porque os meninos são travessos na idade. Sem contar o fato de que, após jogar bola na escola de esporte, chega a casa menos agitado”, completou Martins.

O secretário municipal de Esportes e Juventude, Eduardo Print Júnior, ressalta que a atividade esportiva é uma das saídas para a ociosidade das crianças. “É maneira de trazê-las à vida mais saudável, inclusiva prevenindo-se que se envolvam com drogas e criminalidade”, afirmou.

O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, destacou a importância do esporte para formação das crianças. “Estamos empenhados em levar o esporte para vários pontos da cidade. As crianças têm uma oportunidade de praticar a atividades com monitores qualificados que ensinam o caminho do esporte”, destacou.

Os núcleos funcionam nos poliesportivos dos bairros Niterói e Centro e do distrito de Santo Antônio dos Campos (Ermida), bem como nos campos do Campina Verde, do Danilo Passos, do Nova Fortaleza, do Vila das Roseiras e do Belvedere. Há também núcleos no Centro Social Urbano, no Interlagos, e no Divinópolis Tênis Clube (DTC), no Centro.

 

Créditos: Juliano Vilela

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.