quarta-feira, 4 de Setembro de 2013 07:45h

Abertas as inscrições para o voluntariado dos Jogos dos Povos Indígenas

Atenção, profissionais e estudantes que queiram colaborar como voluntário nos Jogos dos Povos Indígenas – 2013: estão abertas, até 9 de setembro, as inscrições para o voluntariado do maior evento esportivo da cultura tradicional indígena do país, que será

Atenção, profissionais e estudantes que queiram colaborar como voluntário nos Jogos dos Povos Indígenas – 2013: estão abertas, até 9 de setembro, as inscrições para o voluntariado do maior evento esportivo da cultura tradicional indígena do país, que será realizado em Cuiabá. Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, conhecimentos básicos sobre a cultura indígena e disponibilidade mínima de oito horas por dia para colaborar durante os Jogos, marcados para o período de 11 a 19 de outubro na capital do Mato Grosso.

 

 

Além de  preencher a ficha de inscrição, os candidatos deverão anexar currículo e enviar para o endereço eletrônico voluntariosjogosindigenas2013@gmail.com. São 155 vagas, sendo 96 para “attaché”, 35 para agentes culturais e 24 para voluntários bilíngues.

 

 

Os candidatos serão submetidos a seleção pela banca examinadora, composta por representantes do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer do Mato Grosso e da Universidade Federal do Estado do Mato Grosso (UFMT).

 

 

Entre as atribuições do voluntário, está a atuação como attaché, que deverá acompanhar uma etnia no dia a dia, auxiliando os integrantes de forma geral. Também caberá ao voluntário ajudar na organização e na realização das atividades esportivas, culturais e espirituais e apoiar o trabalho das equipes de relações públicas e de comunicação. Outra função é dar suporte à comercialização de artesanato e à infraestrutura e à organização de materiais, além de atuar como intérprete junto aos convidados indígenas de outros países.

 

 

“Cabe à organização do evento conceder aos voluntários dos Jogos Indígenas alimentação, transporte em Cuiabá, hospedagem para quem não reside na cidade-sede do evento e certificado de participação”, informa o diretor do Comitê Intertribal, Marcos Terena, ao acrescentar que mais informações podem ser obtidas no edital de seleção, lançado pelo comitê e pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Mato Grosso.

 

 

Patrocinados pelo Ministério do Esporte, os Jogos Indígenas são uma iniciativa do Comitê Intertribal e têm parceria do governo do Mato Grosso, da prefeitura de Cuiabá e da UFMT.

Dinâmica

 


Durante 10 dias, o Jardim Botânico de Cuiabá será palco da aldeia que receberá 1,6 mil índios de etnias nacionais e representações internacionais de 17 países.A infraestrutura contará com arena dos jogos – onde também acontecem as lutas corporais e as demonstrações de esportes tradicionais –, alojamento dos indígenas, feira de artesanato e ocas da sabedoria, digital e da literatura.

 

 

Outro destaque é a Feira Agrícola Indígena, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que será montada pela primeira vez na história dos Jogos.

Leia Também

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.