sexta-feira, 24 de Janeiro de 2014 05:25h Atualizado em 24 de Janeiro de 2014 às 05:33h.

Acesso ao estádio do Guarani recebe limpeza para início do Campeonato Mineiro

Os trabalhos acontecem durante toda a semana, e preparam o local para o jogo deste domingo contra o Caldense

Os trabalhos nas proximidades do estádio Waldemar Teixeira de Faria seguem a todo vapor. Serviços de capina, poda, limpeza, retirada e tratamento de lixo acontecem desde segunda-feira (20/01), tudo em prol de deixar o “Farião” preparado para o início dos jogos do Campeonato Mineiro no domingo (26).
Trinta servidores do setor de limpeza da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop), divididos em três equipes, trabalham nas ruas de acesso ao campo. Durante a semana, já foram concluídos os trabalhos de limpeza do córrego, poda das árvores, recolhimento do lixo nas margens do rio, além da retirada das poças d’água no estacionamento, e das pedras e lixos que possam provocar algum tipo de acidente. “Nós estamos com um trabalho pesado, passando um pente-fino em toda a região, para deixar tudo em perfeito estado para o jogo de domingo”, conta o encarregado da Emop, Geraldo Magela Rodrigues.
Além dos trabalhos no entorno do campo, as ruas de acesso principal da cidade também recebem limpeza nos próximos dias. “Todas as ruas de acesso principal para quem chega à cidade vão receber esses trabalhos de limpeza. Nós já estamos executando trabalhos nas ruas Rio de Janeiro e Avenida JK”, explica o chefe de setor de Limpeza Urbana, Juliano Pinto da Silva, destacando que este tipo de ação é importante, não apenas para os jogos, mas também para melhorar as condições ambientais da região.
As adequações no campo do Guarani, realizadas mediante parceria firmada entre o clube e a Prefeitura, possibilitaram que os jogos do time acontecessem em casa, ao contrário do último ano, quando os jogos do Guarani foram realizados na Arena do Calçado, na cidade de Nova Serrana.
O presidente do Bugre, Gilson Morais, destaca a importante participação da Prefeitura nessa conquista do Guarani. “Sem o apoio da Prefeitura, o Guarani não conseguiria sozinho, até porque o time não tem a condição financeira para executar todos os trabalhos que são necessários. Então, eu gostaria de agradecer ao Prefeito Vladimir Azevedo e equipe da Secretaria de Esportes, por todo esse apoio”, agradeceu.



A preparação dos jogadores
Enquanto os servidores trabalham, os jogadores seguem com treinos pesados em campo para apresentarem aos torcedores no jogo deste domingo, contra o Caldense, um espetáculo de técnica e emoção. O técnico do time, Leston Júnior, conta que, além dos treinos físicos, táticos e técnicos, os atletas buscam melhorar a convivência, para desenvolver um envolvimento dinâmico entre o time, o que é importante em uma competição do nível do campeonato mineiro. Para o jogo de domingo, a expectativa segue positiva, e o técnico acredita que o time está preparado para atingir o objetivo de vitória. “Eu espero que a gente consiga reproduzir, em 90 minutos, aquilo que fizemos na preparação. Obviamente, existe uma expectativa muito grande em função do retorno ao Farião. Nós esperamos que o jogo esteja lotado, para ser realmente uma grande festa, e que a gente possa retribuir dentro de campo o carinho e a atmosfera que o torcedor passa das arquibancadas”, declarou.


 
Cuidados com a Dengue
Simultaneamente aos trabalhos de limpeza realizados pela Emop, a Secretaria de Saúde trabalha no combate à dengue na região. Os trabalhos realizados constantemente na área foram priorizados também em função dos eventos dos jogos do campeonato. A região do entorno do campo recebe tratamento e arrastão, recolhendo lixos e eliminando todos os possíveis focos de dengue no local. Além do trabalho de limpeza, moradores da área foram orientados os cuidados necessários e medidas preventivas. No último LirAa, a região Nordeste, onde o estádio fica localizado, apresentou o maior índice de infestação de todas as regiões, registrando o número de 4,9%, apresentando uma situação de alto risco de epidemia. Por esta razão, os trabalhos nesse período dos jogos, que contará com a presença de um grande volume de pessoas, estão sendo intensificados.
A agente de saúde Rosangela de Sousa Martins aponta os trabalhos que estão sendo realizados na área. “Hoje, nós já recolhemos o lixo de toda esta região. Também vamos realizar o tratamento com larvicida utilizado no combate ao mosquito, e manter os trabalhos nas casas, prestando a orientação aos moradores”, explica.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.