sábado, 7 de Maio de 2011 13:32h Venilton Ferreira

Atletas de artes marciais estão se preparando para competições no Brasil e exterior

A carateca Izabela Barbosa Martins, 13 anos, tem se destacado como uma das melhores atletas do caratê do estado de Minas Gerais. Há 04 anos como atleta vem competindo pelo interior do estado e também em outras localidades pelo Brasil afora. A atleta, que já foi campeã brasileira em 2009, na cidade de Aracaju/SE, também é tri-campeã mineira em sua categoria. Sua última conquista foi o campeonato mineiro disputado na cidade de Pouso Alegre, no dias 9 e 10 de abril deste ano. Além dessas primeiras colocações, Izabela acumula diversos 2º e 3º lugares em torneios e campeonatos disputados em cidades como Belo Horizonte, Sete Lagoas, Uberlândia, Sabará, dentre outras e em capitais como São Paulo e Aracaju. Por ter sido a vencedora do campeonato mineiro disputado em Pouso Alegre, ela já está convocada para participar do campeonato brasileiro 2011, nos dias 22 e 23 de julho, que será realizado em Campina Grande, Paraíba. Antes, porém, ela vai participar de dois campeonatos nas cidades de Presidente Olegário/MG e Sacramento/MG, no mês de junho, os quais servirão como preparação para a disputa no estado da Paraíba.  


Para seu instrutor Telaviano Dias, faixa preta 3º dan, a atleta é um exemplo a ser seguido pelos demais praticantes das artes marciais. “Trata-se de uma pessoa muito aplicada nos treinamentos, sempre com muita dedicação e entusiasmo, além, é claro, de não se descuidar dos afazeres escolares”, elogia o instrutor de Izabela.


A mãe da carateca Maria Aparecida Barbosa Martins, que sempre a acompanha em suas viagens disse que sente muito orgulho da filha: “Mesmo com as dificuldades encontradas devido à falta de apoio e de patrocínio, minha filha está sempre entusiasmada. No ano passado uma empresa particular chegou a patrociná-la, mas foi por pouco tempo. Atualmente ela não tem ajuda de ninguém. Mas mesmo assim ela não desiste”, conclui.


Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo telefone (37) 8811.2022 e 3214.1305 e/ou pelo e-mail claudynha02@hotmail.com.


O professor Telaviano, da Academia ADAM KARATÊ, onde a atleta treina, alerta aos interessados que, ao procurarem uma academia, devem ficar atentos para aquelas que não são filiadas à Federação Mineira. “Existem muitas academias clandestinas que não oferecem a garantia e o resultado esperado por atletas e principalmente, pelos pais de crianças que desejam se tornar atletas”, explica Telaviano.

 

 

JUDOCA


Outra atleta divinopolitana que também vem se destacando é a judoca Maíza de Almeida Ribeiro, 16 anos. A atleta, que luta pelo Judô Clube de Divinópolis, conquistou suas primeiras medalhas no ano de 2007. Ela conquistou ainda o 2º lugar no campeonato mineiro de 2008 em Divinópolis, outro 2º lugar no ano de 2010 na cidade de Pedro Leopoldo e foi a grande campeã no último dia 29 de abril, Sabará/MG.


Maíza também vive o dilema de não ter um patrocínio. “Sempre que tem uma competição é aquela correria atrás de alguém que queira ajudar. Mas é muito difícil conseguir”, explica.


Para a próxima competição, o campeonato sul-americano que vai ser realizado no Chile, no mês de junho, a atleta já está tentando um patrocínio. Segundo ela, o custo será alto, pois terá que viajar uma semana antes para adaptação ao clima, fuso-horário, etc.


Antes da competição internacional Maíza vai participar de um torneio em Bom Despacho e outro em Formiga, que, segundo a atleta, servirá como preparação para o campeonato do Chile.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.