quarta-feira, 22 de Julho de 2015 10:52h

Atletismo promete mais medalhas para o Brasil em Toronto

A primeira medalha de ouro do atletismo, nas provas de pista, é do Brasil

Juliana dos Santos, após arrancada espetacular na última volta, venceu os 5.000 m feminino, sendo a primeira brasileira medalhista de ouro da modalidade nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015. Até então, o Brasil ganhara no atletismo duas pratas e um bronze, todas em provas de rua.
Para completar, Jucilene de Lima conquistou a medalha de bronze no lançamento de dardo. As duas conquistas foram na manhã de ontem, primeira parte do dia na programação da modalidade. "Dedico esse ouro ao meu filho [Miguel], não é fácil ser mãe e atleta ao mesmo tempo. E foi uma surpresa para mim, não sou especialista nessa prova, mas estou gostando cada vez mais de corrê-la", comentou Juliana, esposa do maratonista Marílson dos Santos, e que voltou a disputar os Jogos depois de uma parada por conta do nascimento de Miguel – a atleta foi medalha de ouro nos 1.500 m nos Jogos Rio 2007.
A corredora fez questão de destacar a estrutura montada pelo Comitê Olímpico do Brasil, no Canadá, para os Jogos Pan-americanos. O atletismo está concentrado em York, onde fez período de aclimatação, mesmo local onde são disputadas as provas de atletismo. "Fiquei muito bem impressionada com a estrutura, tem médico, fisioterapeuta, nutricionista à nossa disposição, está tudo muito bom. Como fiquei um tempo sem correr, isso me impressionou bastante, como está tudo muito melhor", disse a atleta.
Enquanto Juliana cruzava a linha de chegada, Jucilene disputava a prova de lançamento de dardo. Ela chegou a ficar na liderança, mas sua marca, de 60.42, foi batida no fim pela canadense Elizabeth Gleadle (62.83), medalha de ouro e pela norte-americana Kara Winger (61.44), prata. Laila Domingos, com 58.19, foi a quarta colocada. "É claro que você quer lançar sempre melhor, mas saio muito feliz com esse bronze, é minha primeira medalha nos Jogos Pan-Americanos", disse a atleta, de 24 anos.
Ainda durante a manhã, Ana Cláudia Lemos e Rosângela Santos disputaram as eliminatórias dos 100 metros rasos e se passaram às semifinais.
No salto em distância, Higor Alves avançou à final ao alcançar 7,86 m e ficar em terceiro no grupo A da fase de classificação (quarto no geral). A briga pelo ouro acontece nesta quarta-feira, às 19h05 (de Brasília). Alexsandro de Melo, com 7,51 m, ficou fora da disputa por medalhas.
Na prova masculina do salto com vara, Thiago Braz e Fábio da Silva não conseguiram passar o sarrafo em nenhuma das três tentativas e foram eliminados. Nos 100 metros rasos masculino, Vitor Hugo dos Santos (10s31) e José Carlos Moreira, que queimou a largada, também não avançaram. Assim como Jailma de Lima, que ficou em sexto lugar na primeira semifinal dos 400 m com barreira, com o tempo de 58s72.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.