quarta-feira, 18 de Março de 2015 13:21h Sandra Barroca - FSB COMUNICAÇÕES

Camisas dos clubes do Campeonato Mineiro são expostas no Mineirão

Atração para os visitantes estará disponível até o final da competição, em maio

A Minas Arena preparou uma surpresa, a partir desta terça-feira (17), para comemorar os dois anos de abertura da visita guiada ao Mineirão e Museu Brasileiro do Futebol: quem quiser conhecer os bastidores do Gigante da Pampulha poderá ter contato com as camisas dos 12 clubes que estão disputando o Campeonato Mineiro, além de conhecer áreas de uso exclusivo, às quais o torcedor não tem acesso em dias de partidas.

As camisas de América, Atlético, Boa Esporte, Caldense, Cruzeiro, Democrata, Guarani, Mamoré, Tombense, Tupi, URT e Villa Nova estão expostas no vestiário do estádio, um dos espaços que fazem mais sucesso com os visitantes.  A exposição é mais uma atração na visita guiada ao maior palco do futebol mineiro, que já recebeu mais de 100 mil pessoas desde a abertura da atração. Para o coordenador do Museu Brasileiro do Futebol (MBF), Thiago Costa, “a proposta de expor as camisas é aproximar os visitantes um pouco mais desses times e também temos o objetivo de explorar os vestiários como ambiente museológico,” revela.

O Campeonato Mineiro está em sua 101ª edição e teve início em fevereiro. São 12 equipes que disputam a competição, com final prevista para dia 03 de maio, segundo calendário da Federação Mineira de Futebol. As camisas ficarão expostas até o final da competição.

Grande atração para os turistas
Desenvolvido para atender públicos das mais variadas origens e gerações, o programa educativo do estádio conta com equipe que explora as singularidades e expectativas de cada grupo. Atualmente a equipe conta com 19 educadores de várias áreas de conhecimento. Diversos grupos, como escolas e associações, fazem o agendamento prévio para visitar o estádio.

A analista em Educação do MBF, Luiza Macedo, cita que geralmente os grupos de visitantes são muito variados. “São pessoas de vários perfis e idades. Percebemos também que os belo-horizontinos veem o Mineirão e o Museu Brasileiro do Futebol como espaço de memória. É comum recebermos famílias e aficionados ao futebol que vêm ao Mineirão relembrar momentos ou conhecer o lugar onde seus ídolos já passaram”.

Cada dia mais movimentado, o Mineirão segue recebendo e conquistando visitantes.  Somente este ano, mais de12 mil pessoas estiveram no estádio. Quem vive a experiência do tour guiado se emociona, como funcionário público Waldemar Gomes da Silva, que realizou um sonho. Natural de Naviraí, no Mato Grosso do Sul, ele aproveitou uma visita a Belo Horizonte para conhecer o Mineirão. "Eu via as imagens pela TV, mas quando cheguei aqui, a estrutura me impressionou ainda mais. É linda!!!", disse.

As visitas ao Mineirão acontecem de terça à sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, de 9h às 13h, exceto em dias de jogos e eventos. Grupos acima de 10 pessoas deverão fazer agendamento prévio pelo e-mail educativo@minasarena.com.br.

O valor da visita ao estádio é R$ 8, com meia-entrada para menores de 21 anos, estudantes pessoas com deficiência e maiores de 60 anos. A visita ao estádio e ao Museu Brasileiro do Futebol custa R$ 14, também com meia-entrada. Crianças até três anos não pagam. Guias de turismo credenciados também têm gratuidade.


Crédito da foto: Divulgação /Minas Arena

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.