terça-feira, 1 de Fevereiro de 2011 00:00h

Campeonato Brasileiro é considerado o melhor do continente na década

O campeonato brasileiro foi o melhor da América do Sul na década passada (2001-2010), segundo um estudo divulgado pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).

Segundo o ranking da IFFHS, o Brasil lidera a classificação com 9.367 pontos, seguido por Argentina (8.753) e Colômbia (6.011,5).

"Depois de ser o primeiro em nove dos últimos 10 anos, o campeonato brasileiro lidera o ranking continental, muito à frente da primeira divisão argentina e as duas com mais de 2.500 pontos de vantagem sobre os demais", afirma um comunicado da IFFHS.

O organismo leva em consideração para o ranking os cinco melhores clubes de cada país.

"A cada ano, a melhor liga de futebol do mundo é determinada a partir dos cinco primeiros clubes de cada país que registraram a maior pontuação no Ranking Mundial de Clubes durante este ano", completa o comunicado.

"Esta classificação é determinada pelos resultados das partidas disputadas nos campeonatos e copas nacionais, assim como nas competições internacionais de clubes das confederações continentais e da Fifa".

"Portanto, é possível determinar as ligas mais fortes dos seis continentes segundo o mesmo princípio: por meio da soma dos pontos que cada campeonato nacional de cada país obteve no ranking mundial das ligas mais fuertes todos os anos, de 2001 a 2010", conclui a IFFHS.

Leia Também

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.