segunda-feira, 13 de Junho de 2011 15:50h Secretaria Adjunta de Comunicação PMD

Campeonato Panamericano de Judô é sediado em Divinópolis

Divinópolis sediou, no último sábado (11/06), o Campeonato Panamericano Infantil de Judô nas categorias feminino e masculino. Centenas de Atletas de países da América Latina estiveram presentes para disputar na cidade. A Prefeitura Municipal de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer foi a principal patrocinadora do evento, com investimento de R$18 mil reais.

 

 

O evento foi realizado do ginásio do Sesi e além de dezenas de atletas e seus familiares, estiveram presentes o deputado estadual e representante do secretário municipal de Esportes, Rômulo Duarte e do prefeito Vladimir Azevedo, Fabiano Tolentino; Geraldo Magela representando o deputado federal Domingos Sávio, o presidente da União Panamericana de Judô, Jaime Casanova; o presidente da Liga Nacional de Judô, Paulo Dubois; o representante da União Panamericana de Judô para o Brasil, Adriana Gonzaga; o representante da Fiemg-Regional Centro-Oeste, Átila; a diretora do Sesi unidade Divinópolis, Janua Nogueira; o representante da Associação Nacional de Judô da Argentina, Miguel Abella; o presidente da honra da Liga Nacional e presidente da Liga de Judô do estado do Rio de Janeiro, Francisco Gomes; o presidente da Liga de Judô Paulista, Manoel Esperidião; o presidente da Liga de Judô do Estado de Roraima, Victor Alecrin; o vice-presidente da Liga Mineira de judô, Márcio Nobuharu Iwafune; o representante do presidente da Liga Pernambucana de Judô, Diógenes Cavalcant; e o coordenador do evento, Marçal Perácio Braga.

 

Na abertura do evento esportivo, a Banda de Música do 23º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais alegrou as arquibancadas, executando várias músicas, e apresentando em seguida o Hino Nacional, que foi acompanhado de pé por atletas, autoridades e plateia presente.

 

 


A cidade foi escolhida para ser sede da competição em um Congresso Técnico realizado na Bolívia, no ano passado. Marçal Braga, um dos técnicos brasileiros, estava presente e pleiteou que a competição fosse realizada no Centro-Oeste de Minas. Os recursos da Secretaria de Esportes e Lazer foram utilizados nos custeios com arbitragem, alimentação e infraestrutura para o evento. “Para nós, é muito importante receber um evento como esse. É o maior evento em nível mundial na idade de 11 a 14 anos. Uma competição de alto nível. É a primeira vez na história que Divinópolis realiza um campeonato em nível mundial”, enfatizou Marçal Braga, o organizador.

 

Além do apoio financeiro, a SEL enviou atletas das escolinhas do município para competir. São meninos e meninas de 11 a 14 anos que lutam a partir de sexta-feira no Complexo Esportivo do Sesi. “A Prefeitura tem investido em eventos de esportes especializados, como o judô, karatê, kung fu e jiu jitsu, oferecendo as modalidades em dois núcleos de esportes da cidade”, informou o chefe de Setor de Esporte Escolar, Fernando Regino Diogo.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.