terça-feira, 26 de Fevereiro de 2013 12:17h Comunicação Canoagem

Canoagem Slalom do Brasil busca título pan-americano no México

Atual campeã pan-americana no K1 Feminino, a jovem Ana Sátila, integra equipe brasileira que também contém Pedro Henrique, atual vice-campeão no K1 Masculino

Nos dias 2 e 3 de março a cidade de Union de Tula, no México, recebe o Campeonato Pan-americano de Canoagem Slalom 2013, evento que reúne mais de 50 canoístas da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Costa Rica, México, Estados Unidos, Venezuela e Itália, esta como convidada. O atual campeão geral pan-americano da modalidade é o Canadá, em título conquistado ano passado em Foz do Iguaçu, evento que foi válido como classificatória para os Jogos Olímpicos Londres 2012.

Em 2012, em Foz do Iguaçu (PR), os destaques brasileiros ficaram por conta dos jovens canoístas Ana Sátila (16) e Pedro ‘Pepe’ Henrique Gonçalves (19). Ana Sátila faturou no Canal Itaipu, uma das principais pistas artificiais de Canoagem Slalom do continente, o título de campeã pan-americana de K1 Feminino Sênior, desbancando muitas favoritas conquistando a vaga para os Jogos Olímpicos Londres 2012 e sendo a atleta mais jovem de toda a delegação brasileira que esteve na Grã-Bretanha.

Já Pepe esteve muito perto da vaga e do título pan-americano no K1 Masculino Sênior, mais precisamente 0.013 segundos. Na final da categoria ‘Pepe’ fez uma descida muito forte (90,70), mas por um leve toque na baliza 19 do percurso a penalidade de dois segundos (92.70) lhe tirou o sonho olímpico, mas lhe garantiu o vice-campeonato pan-americano da categoria sênior. Ano passado o Canadá sagrou-se campeão geral com 138 pontos, seguido pelo Brasil com 129 e Argentina com 102 pontos.


Com apenas 16 anos de idade Ana Sátila foi a atleta mais jovem de toda a delegação brasileira em Londres.

Diferentemente da pista artificial Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu, o Pan-americano deste ano será realizado num percurso natural de 250 metros de extensão localizado em rio de montanha situado a 20 quilômetros de Union de Tula com correntezas classificadas Nível III.

A Equipe Permanente de Canoagem Slalom treina no Canal Itaipu, localizado das dependências da Itaipu Binacional e considerado uma das principais pistas da modalidade no continente. A delegação brasileira participa do Campeonato Pan-americano de Canoagem Slalom 2013 no México com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro, Itaipu Binacional e BNDES.


Pepe é um dos atletas em destaque do Pan-americano que começa em poucos dias no México

Atletas Equipe Permanente:
Ana Satila Vieira Vargas (APCa – Primavera do Leste/MT)
Thiago Saldanha Serra (ASCAPI – Piracicaba/SP)
Charles Fernando Correa (APEN – Piraju/SP)
Anderson dos Santos Oliveira (APEN – Piraju/SP)
Ricardo Martins Taques (ATOCA – Tibagi/PR)
Pedro Henrique Gonçalves da Silva (APEN – Piraju/SP)
Jean Moller Pereira (ASTECA – Três Coroas/RS)

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.