segunda-feira, 23 de Setembro de 2013 09:36h

Com apoio do Ministério do Esporte, nova geração do hipismo impressiona na Argentina

A nova geração do salto do hipismo brasileiro brilha em Rosário, na Argentina, durante a disputa por equipes do Campeonato Americano e Sul-Americano da Juventude. Entre quinta (19.09) e sexta-feira (20.09), os brasileiros foram os campeões nas quatro cate

A nova geração do salto do hipismo brasileiro brilha em Rosário, na Argentina, durante a disputa por equipes do Campeonato Americano e Sul-Americano da Juventude. Entre quinta (19.09) e sexta-feira (20.09), os brasileiros foram os campeões nas quatro categorias disputadas, ao conquistar quatro medalhas de ouro e três de prata. Neste sábado (21.09) e domingo (22.09), haverá as disputas individuais – e os brasileiros estarão concorrendo mais entre si do que contra os adversários dos outros nove países. Estão sendo disputadas as categorias mirim, pré-júnior (foto) e júnior, além do Sul-Americano de young riders individuais e por equipes. Paralelamente, acontece a Internacional da categoria pré-mirim.

Pelo Brasil, são 45 cavaleiros, de um total de 235 atletas. Giulia Dal Canton Scampini, 16 anos, que monta HRC Keep on Fighting na categoria júnior (até 18 anos), comemora: “Todo mundo aqui está muito, muito feliz. A gente esperava uma recompensa pelo esforço dos treinos, das clínicas, e a recompensa veio! Estamos arrebentando!”. Giulia destaca que o trabalho com os jovens cavaleiros tem recursos de um projeto da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) com o Ministério do Esporte.

De São Paulo, como Giulia, e também montando desde criança, Luiz Piva, 19 anos, da categoria young riders (até 21 anos), diz que o Brasil vem ganhando espaço, com “tudo dando supercerto” e diretores da CBH motivando uma geração para um sonho que antes parecia impossível. O garoto, que monta Cavalleria Toscana Zaterdag Cooper, diz que muitos da nova geração treinam juntos e aprendem “um com o outro”.

Os jovens cavaleiros do Brasil estão muito fortes, segundo Constantino Scampini, diretor de equipes de base da CBH, e impressionando os adversários. “Estamos realizando um trabalho de fomento, desde o ano passado. Já conseguimos ser campeões da Copa das Nações nos Estados Unidos, ganhando deles em casa, em Wellington. Fomos ouro na categoria children e na júnior e terceiros na young riders. São 15 ou 16 atletas por país e já estamos convidados para a Copa de 2014.”

Safra
Caio Sérgio de Carvalho, cavaleiro olímpico do Brasil e agora técnico das equipes de base da CBH, diz que a safra de cavaleiros é boa e vem de trabalho desde a categoria mirim. “Estamos no caminho correto, com um pessoal investindo cada vez mais e conseguindo resultados. Nossa equipe se diferencia pela técnica, por um padrão. Também porque buscamos lá fora, com o Rodrigo Pessoa e com outros grandes profissionais brasileiros. Podemos dizer que essa técnica é uma característica marcante da nova geração.”

Além do Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Peru e Argentina disputam a competição com a chancela da Federação Equestre Internacional. O Campeonato Americano de Rosário é classificatório, na categoria júnior, para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, na China. Cinco conjuntos, sendo um por país, que atingirem o índice necessário para a classificação poderão participar da competição.

Apenas para a modalidade salto do hipismo, a CBH tem recursos de R$ 1,6 milhão de convênio com o Ministério do Esporte, para contratação de profissionais de equipes multidisciplinares, apoio a cavaleiros de ponta que moram e competem na Europa e desenvolvimento de categorias de base, com destaque para a participação neste Campeonato Americano e Sul-Americano, que vai até domingo (22.09), na Argentina. Esse valor somado aos recursos para o adestramento e o CCE (Concurso Completo de Equitação) resulta em R$ 6,4 milhões aprovados pelo ministério ao hipismo por meio de convênios.

Os cavaleiros e as amazonas do Brasil em Rosário:

Equipe Mirim (até 14 anos) Verde
Laura Ramos Rait / MD Quastor JMen
Leonardo Parzianello Nassif / GB Rupina JMen
Rafael Piovesan Dall´Oglio / Madame Lili
Vittorio Burger / Cheese Z

Equipe Mirim Amarela
Alexia Wunderlich Ramos da Silva / Avant Guard
Paulo Miranda / Larissa HV
Samanta Tiveron / Upsakee
Siew Chiang / Asterix

Reservas
Gabriel Fragnan Villela / Xandu Itapuã
Pedro Egoroff / Valeria

Equipe Pré-Júnior (14-16 anos) Amarela
Gilberto Keiji Haraguchi Junior / Atlanta VII
João Pedro Scafuro / Little Joe
Patsy Mourão Zurita / Longane de Laubry
Ricardo Bastos Carvalho / LF Orion

Equipe Pré-Júnior Verde
Gabriel Braido Locoselli / Loop du Roop
Maria Vitoria David Ludwig / Welunia TH
Yasmin Almendros Marinho Santos / Piaff de Quintin
Yuri Guimarães Borges / QH Clinten Toltien Z

Reservas
Maurício Borges / Cassenki
Victoria Junqueira Ribeiro de Mendonça / Zafira Utopia

Equipe Júnior (até 18 anos) Verde
Alberto Bento Sinimbu / GR Armani
Bianca Rodrigues / Abernante
Daniela Aquino de Arruda Martins / Zarisma
Fernando Chiarotto Penteado / Arriminum TW

Equipe Júnior Amarela
Giulia Dal Canton Scampini / HRC Keep on Fighting
Pedro Moura Carvalho / Royal Flow HV
Rafael Rodrigues Moderno / RRM Calousco
Sofia Monteiro da Silva Scheer / Levin Z Top Car

Reservas
Felipe Muzzi Lacerda / Chicago Cepel JL Sítio Chuín
Sarah Rocha Vasconcellos / Warthagena

Equipe Young Riders (até 21 anos, pré profissional) Amarela
Guilherme Saraiva de Moraes Filho / Carry 62
Kitaro Baldaia Bemfica / Boomerang VH Kluizebos
Luis Antonio Piva Filho/ Cavalleria Toscana Zaterdag Cooper
Rodolfo Braido Locoselli / HH Corde Classique

Equipe Young Riders Verde
Antonio Pedro Costa / Renomee JMen
Guilherme Dutra Foroni / Cavalo Urbano Cerana JMen
João Pedro Lambertucci / Nutreal Take Away
Bernardo Taques Zattar / Challenger JMen II

Reservas
Thiago Aquino de Arruda Martins / Santander
Victor Mariano Luminatti / Tiara W ML

Equipe Pré-Mirim (menos de 14 anos)
André Fonseca Moura / Miss Mirage
Gabriele Fontoura Berger / Bandover
Giovana Santana D´ Angelo Mazará / Fly Fanfare
Marcelo Gozzi / Jungle Boy JC
Maria Antonia Rosa Pereira / Logam MBN

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.