sábado, 28 de Julho de 2012 08:36h Gazeta do Oeste

Com show de Paul McCartney, Jogos Olímpicos são oficialmente abertos

 Cercada de emoção, a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres entrou para a história do esporte. Desde o primeiro momento, a festa mostrou todo o seu caráter histórico, passando por momentos importantes da Grã-Bretanha, como a fase rural, a revolução industrial e a modernidade. Sob direção do premiado Danny Boyle, cineasta ganhador do Oscar com "Quem ser um milionário?", o evento, que foi transmitido para mais de um bilhão de telespectadores, teve pouco mais de três horas de duração.

 

 

A cerimônia

 

Surpresa do evento, a chama olímpica foi acesa por promissores atletas da Grã-Bretanha, bem diferente da tradição, quando apenas um atleta escolhido pela organização ficava responsável pelo acendimento da pira. O artefato foi transformado em um caldeirão, onde várias tochas formaram o símbolo maior dos Jogos Olímpicos. O evento foi encerrado com um show de Sir Paul McCartney, embalado pela música "Hey Jude", sucesso dos Beatles.

 

 

Mergulho na história

 

Dentro do estádio olímpico de Stratford, 80 mil pessoas acompanharam o soar do sino com o ciclista inglês Bradley Wiggins, último vencedor da Volta da França-2012, dando início à cerimônia. Na primeira parte do evento, uma homenagem a Shakespeare, com um trecho do texto da peça "A Tempestade", última escrita pelo autor, em 1623. Com um show de efeitos especiais, teve início o Pandemonium, apresentação que remete a história da Revolução Industrial à Primeira Guerra Mundial.

 

 

Rainha Elizabeth II e James Bond

 

De acordo com a organização do evento, foram necessários quatro meses para que todas as fantasias utilizadas durante a cerimônia fossem fabricadas. Os espectadores foram ao delírio com um vídeo surpresa do ator Daniel Craig, intérprete do icônico personagem James Bond, se encontrando com a Rainha Elizabeth II dentro do palácio de Buckingham. Os dois se dirigiram ao estádio olímpico a bordo de um helicóptero. Quando a aeronave se aproximou da arena, um novo vídeo mostrou uma atriz, interpretando logicamente a rainha Elizabeth II, pulando de paraquedas ao lado do agente.

 

 

Harry Potter e Mr.Bean

 

A escritora JK Rowling, autora da série Harry Potter, leu um trecho do clássico Peter Pan em meio à uma performance de centenas de crianças, com referências a diversos personagens clássicos britânicos. Outro ícone do país compareceu à cerimônia. Rowan Atkinson, ator que interpreta o personagem Mr.Bean, deu o tom de humor ao evento. Ele apareceu tocando piano, mas de uma maneira bastante inusitada. Em um vídeo exibido no telão do estádio, Atkinson ainda simulou estar no filme "Carruagens de Fogo".

 

 

Festa de luzes e música da melhor qualidade

 

A cerimônia então entrou na sua parte mais moderna, quando um show com 79 mil paineis iluminados pendurados em 320km de cabos, transformou o estádio olímpico em uma verdadeira boate. O público, principalmente o feminino, foi à loucura quando David Beckham apareceu no telão. O jogador foi o responsável por conduzir a tocha olímpica pelo Rio Tâmisa.

 

 

O show de luzes ainda foi embalado por músicas de Rolling Stones, Beatles, The Who, Led Zeppelin, Queen, David Bowie, Eric Clapton e New Order, trilha sonora perfeitamente indicado ao clima londrino.

 


Rodrigo Pessoa comanda delegação brasileira

 

 

O desfile das delegações se iniciou com a Grécia, que tradicionalmente abre as festividades. O Brasil entrou no Estádio OIímpico comandado pelo porta-bandeira Rodrigo Pessoa. Entre os destaques da delegação estavam presentes os atletas da seleção masculina de basquete, grande candidata ao pódio olímpico.

 

Djokovic, Sharapova, Usain Bolt e Pau Gasol também carregaram as bandeiras de seus respectivos países. Encerrando o desfile, a delegação britânica foi ovacionada pelos espectadores. A rainha só voltou a ser destaque no ponto alto da cerimônia, quando ‘cortou a faixa’ dos Jogos, e pronunciou o tradicional discurso: "Eu declaro abertos os Jogos de Londres, celebrando a 30ª Olimpíada da Era Moderna".

 

 

Tocha Olímpica é acesa por jovens promessas do esporte britânico

 

A tocha olímpica foi levada ao estádio pelo britânico Sir. Steve Redgrave, cinco vezes medalhista de ouro no remo e passada a promessas do esporte local. As esperanças de futuras medalhas britânicas acenderam recipientes, que, juntos, formaram uma grande tocha. Sir Paul McCarney encerrou a cerimônia ao som de "Hey Jude".

 

 

 

 

 

O TEMPO

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.