segunda-feira, 13 de Abril de 2015 11:01h

Começa a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais

Edição 2015 do maior programa esportivos-social do estado tem o recorde de participação, com 813 municípios inscritos

A partir desta terça-feira, 14/3, a bola rola para a edição 2015 dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG, que teve, neste ano, o recorde de participantes, com 813 munícipios inscritos. É a primeira semana da etapa microrregional, em que 205 escolas públicas e privadas de 93 cidades de cinco regiões do estado estarão envolvidas na disputa da competição.

Até o dia 19, próximo domingo, Ouro Branco, Curvelo, Baependi, São Sebastião do Paraíso, Paracatu, Caratinga e Goianá receberão as partidas de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez.

No total, serão oito semanas de disputa nesta etapa, totalizando 53 execuções. Os campeões de cada uma se habilitam para a etapa regional. Na atual fase, as escolas são divididas de acordo com as Superintendências Regionais de Ensino da Secretaria de Estado da Educação.

Seletiva para torneio nacional

O Jemg é o maior e o mais importante programa esportivo-social do estado. Realizadas pelas secretarias de Esportes e Educação, as competições contam com a participação de alunos-atletas do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas de Minas Gerais.

As modalidades que serão disputadas no Jemg/2015 são atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, handebol, judô, luta olímpica, natação, peteca, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez, nos naipes masculino e feminino, em dois módulos: módulo I, com alunos de 12 a 14 anos, e módulo II, de 15 a 17 anos.

Dos esportes paralímpicos participam os alunos de 12 a 20 anos, nas modalidades de atletismo PCD (pessoas com deficiência), bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais indica os representantes do estado para os Jogos Escolares da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares, torneios de âmbito nacional.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.