terça-feira, 1 de Março de 2011 00:00h

Copa Centenário de Futebol de Areia já tem data de início definida

Dia 22 de fevereiro, terça-feira, no auditório da FIEMG no bairro Esplanada foi realizado o Congresso Técnico da Copa Centenário de Futebol de Areia 2011, pontapé inicial para as comemorações, rumo ao centenário. 

Das dezesseis equipes que disputarão a competição, quatorze estiveram presentes, através de seus responsáveis. A mesa de honra foi composta pelo produtor executivo da Copa, Luis Fernando Martins e contou com as presenças do secretário municipal de esporte e lazer, Rômulo Duarte, da secretária executiva do Conselho do Centenário, Cíntia Alencar, do presidente da Liga Municipal de Desportos de Divinópolis – LMDD, Donizete José de Azevedo “Gulu” e do coordenador técnico-disciplinar da Copa, Carlos Alberto Guimarães, o “Carlos Carioca”.

Cerimônia de abertura

A cerimônia de abertura foi conduzida pelo produtor executivo Luís Fernando Martins que após execução do Hino Nacional, surpreendeu a todos com sua fala que enaltecia os trabalhos em pauta visando o centenário da cidade e, ao também, anunciar a execução do Hino de Divinópolis - um tributo que fez a diferença na cerimônia.

Nas palavras do produtor é chegado o momento de todos os cidadãos passarem a viver com mais intensidade esse momento único, referindo-se aos cem anos de Divinópolis. Foram minutos de pura emoção que o secretário de esportes Rômulo Duarte fez questão de incluir no seu pronunciamento.

Consenso e importantes decisões tomadas

Dentre as importantes decisões do Congresso está a definição da data de início dos jogos marcada para o dia 13 de março. A decisão foi tomada em conjunto com as equipes que preferiram começar os jogos após o carnaval e não antes, como havia sido previamente definido pela organização.

A justificativa de todos é que se a Copa começasse dia 27.02, a parada obrigatória de carnaval poderia esfriar os ânimos de atletas e torcedores, o que foi prontamente compreendido pela organização. Outro ponto levado em consideração foi o fato de a Prefeitura Municipal estar realizando o pré-carnaval da cidade nos dias 25 e 26 também no Parque da Divinaexpo.

Opiniões

Para o secretário de esporte e lazer, Rômulo Duarte o governo municipal está se empenhando ao máximo para fazer deste evento, mais um marco para Divinópolis. “O importante é que se estabeleçam políticas públicas. Iremos entrar no centenário de Divinópolis com a Copa sendo sucesso garantido.

Esse é um projeto empreendedor que está sendo muito bem executado. Já para essa primeira edição, o projeto chama atenção do governo do Estado; inclusive; o projeto encontra-se sob a avaliação da Secretaria de Esporte do Estado, podendo vir a confirmar a sua adesão a esta iniciativa”, conclui Duarte.

Quem também manifestou a sua opinião sobre os preparativos que antecedem a Copa de Futebol de Areia, foi a secretária executiva do Conselho Centenário, Cíntia Alencar, “O projeto nos foi apresentado a cerca de um ano e desde o primeiro momento o Conselho entendeu a grandeza dele, que vai de encontro a uma série de propostas de eventos que irão acontecer até o ano de 2012, quando efetivamente se comemora o centenário de Divinópolis”, e complementa.

“Alavancar projetos desta natureza faz parte do que o Conselho do Centenário havia pensado sobre os eventos em diversas áreas, que ocorrerão até a data do Centenário. Além disso, a realização da primeira edição da Copa em 2011, não só irá cumprir esse papel fundamental, que é o de lazer e da competição saudável mas propor a formação de público - fomentando ainda mais a discussão”, argumenta Cíntia.

“A apresentação e a reapresentação do esporte que não é muito conhecido e praticado por aqui, nos leva ao pensamento que norteia os apelos e a visibilidade do evento: Não temos praia, mas temos areia e emoção. Este é um evento que marca o início das atividades com vista ao Centenário. Que venha a Copa Centenário de Futebol de Areia”, afiança a secretária executiva do Conselho do Centenário.

Com a palavra, quem entende do assunto

Para o presidente da Liga Municipal de Desportos de Divinópolis, Donizete José de Azevedo, Gulu: - “A expectativa é muito grande. A gente anda muito pelos bairros, sempre lidando e conversando com os atletas. Creio que essa parceria da LMDD envolvendo o Luís Fernando a SEL e a Prefeitura Municipal, nos dará mais confiança e muita satisfação. Tenho certeza de que será uma das maiores Copas já realizadas em todos os tempos. Será só alegria e bons jogos na arena”.dispara Donizete.

Já para o diretor de arbitragem da Liga, José Roberto Betoni: - “Há muitos anos não acontece esse tipo de evento aqui. A última vez foi aonde hoje é o ABC, no centro da cidade. Inclusive, eu até trabalhei lá. Já se passaram mais de quinze anos. Creio que essa Copa Centenário de Futebol de Areia, veio para ficar”, pondera, Betoni.

Para o coordenador técnico-disciplinar da Copa, Carlos Alberto Guimarães, Carioca, “O Congresso se realizou num clima de harmonia. As equipes e seus representantes assimilaram muito bem o conteúdo de nossas propostas. Creio que essa Copa irá projetar o nome de Divinópolis e também das comemorações do Centenário”, enfatiza o coordenador.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.