terça-feira, 11 de Janeiro de 2011 00:00h

Corrida de Reis abre o calendário esportivo de 2011

LUCIANO EURIDES
luciano.eurides@gazetaoeste.com.br


Foi realizada no último domingo (9) a 14ª Corrida de Reis, no bairro Esplanada. O evento abriu o calendário esportivo de 2011 e sem surpresas. Ivamar de Oliveira foi o mais rápido e percorreu os 9,5Km em 32min21s. Participaram 133 corredores de toda a região Centro Oeste de Minas Gerais.

A prova é uma homenagem ao Dia de Reis, celebrado no dia 6 de janeiro, com um percurso reto, teoricamente sem muitas dificuldades é propício para o início de uma temporada e ao mesmo tempo para a recepção de novos corredores. A prova é tradicional e por isso conta com a presença de um bom número de visitantes. Dos 133 inscritos, 44 são membros da Associação de Corredores de Rua de Divinópolis (Acord) e os outros 88, inscrições avulsas.

O primeiro colocado foi Ivamar de Oliveira da Associação Pimhiense de Corredores (APC), com o tempo de 32min21s. Em segundo chegou Lázaro da cidade de Oliveira, com 33min34s. Em terceiro Márcio Gomes de Itatiauçu, que terminou a prova em 34min09s. A quarta colocação foi para Edmar Antônio de São Gonçalo do Pará, em 34min39s e a quinta posição no pódio ocupada por Sebastião Antônio de Carmópolis de Minas, em 34min58s.

A melhor corredora Maria Regina dos Santos, com o tempo de 40min28s.

O campeão da prova já perdeu as contas de quantas vezes foi o campeão nessa prova e mais uma vez começa o ano com uma grande vitória. “Para iniciar o ano, uma vitória traz boas expectativas para 2011 e ainda é uma ótima oportunidade para rever amigos. Creio já venci a prova mais de cinco vezes e desejo muitas vitórias a todos”, disse Ivamar. O corredor também participa de corridas no interior de São Paulo. “Tento bons resultados e representar bem nosso centro oeste mineiro, estamos no inicio de temporada, mas devo participar dia 28, em Poços de Caldas da subida do Cristo”, falou.

Ainda sobre o inicio de temporada para o atletismo, o coordenador da Associação de Corredores de Rua de Divinópolis, João Jorge, falou da importância dessa corrida e das expectativas para o ano. “A exemplo de 2010 , quando atingimos uma média de quase 100 corredores,as expectativas são de um ano de muito sucesso e esperamos uma média acima desta. Este ano além das 12 corridas do “Circuito Conheça Divinópolis Correndo”, teremos mais 18 provas dentro do calendário da cidade, totalizando assim 30 provas em Divinópolis, uma expectativa melhor possível. Hoje igualamos o recorde, que era de 133 participantes, iniciamos com essa prova em 2004 e naquela Corrida de Reis tivemos 59 corredores, um aumento bastante significativo e a tendência é crescer ainda mais”, comentou, e deixou claro ser o tempo o melhor regulador de se desenvolver com qualidade.

“É um esporte que vai crescendo passo a passo, Divinópolis tem saído na frente, estamos a frente enquanto interior mineiro, e até mesmo em nível de Brasil. O povo descobriu que esporte é saúde. O Calendário foi divulgado com 45 dias de antecedência. Com a internet e a imprensa divulgando, nosso trabalho vai crescer, não tenha dúvida”, avaliou e acrescentou ser este o tipo de treinamento para quem quer correr pelas ruas. “Tudo que vier para somar é bom. Para o corredor de rua o lugar de trabalho são as ruas, avenidas, pistas e com um centro de treinamento, iria incrementar o atletismo, onde já estamos a frente, enriqueceria ainda mais o esporte”, avalizou que uma das tendências da Secretaria de Esportes e Lazer é de fazer uma pista de atletismo.

As provas de rua atraem pessoas de toda a região e muitas além de praticar esporte, conhecer e formar amizades ainda fazem turismo pela cidade, é o caso de Aramis da cidade de Pitangui. Ele compareceu com toda a família para prestigiar o evento. “O atletismo gera saúde, amizade e afasta de coisas erradas e por isso venho com a família e acabo fazendo um turismo também. Muitas vezes se vai a São Silvestre e a preparação são as corridas de Divinópolis. Vou a corridas em toda a região, a prefeitura de Pitangui é muito devagar e não consegue fazer uma para nós da cidade recebermos os visitantes”, falou.

O corredor José Maria da Assunção, um dos mais experientes da cidade falou da importância de se começar o ano com uma boa corrida. “A meta do corredor é correr o ano inteiro e começamos bem, uma prova muito boa e todos os corredores gostaram e esperamos que voltem”, e na oportunidade comentou a participação divinopolitana na prova de São Silvestre. “Tivemos o corredor Valdeli que ficou em trezentos e poucos no geral, e quando se larga lá atrás, em uma corrida internacional, não somente o Valdeli, mas todos completaram a prova. Tivemos o apoio da prefeitura e da Secretaria de Esportes, onde forneceram o ônibus. O deputado federal Jaiminho Martins pagou o hotel para a Acord. Essas nossas corridas nos preparam o ano inteiro, e isso nos incentiva a não parar. O esporte está crescendo, 133 atletas, com muita gente de férias e viajando, se espera chegarmos em outras corridas a 150 participantes”, disse José Maria Assunção.

Começar o ano correndo faz bem e aproveitando a oportunidade, Felipe de 31 anos, morador de Belo Horizonte, há um ano em Divinópolis, pela primeira vez participou de uma corrida de rua e aprovou. “Foi uma sensação muito boa, venho treinando há algum tempo, consegui ter um bom desempenho e com certeza participarei de outras provas que teremos pela frente. O ambiente é de confraternização e isso é muito interessante, nunca havia sentido essa sensação e isso nos estimula a correr mais, a fazer parte desse grupo. Fazer amigos e conviver um pouco também fora de um ambiente de trabalho. Certamente inicio o ano de forma diferente, convido a todos e vale a pena”, disse o estreante.

Nas categorias tiveram destaque os corredores Tarcício Júnior da cidade de Santo Antônio do Monte (até 14 anos), Ednei Marcio de Carmópolis de Minas (15 a 19), Leandro Lucas da cidade de Oliveira (20 a 24), Arnaldo Aparecido de Carmópolis (25 a 29), Ricardo Nunes Freitas de Santo Antônio do Monte (35 a 39), Valdeli Aparecido de Divinópolis (40 a 44), Agnaldo Oliveira de Piumhi (45 a 49), Irlei Malaquias de Piumhi (50 a 54) e João Tomás Teixeira (55 a 59).

A próxima Corrida de Rua na cidade é a Corrida de Verão, no Divinópolis Clube, dia 23 de Janeiro. Pelo Circuito “Conheça Divinópolis Correndo” será no dia 13 de fevereiro, sendo a 11ª Corrida de Férias, no bairro Nossa Senhora das Graças, com um percurso de 10,8 Km.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.