terça-feira, 20 de Janeiro de 2015 10:09h Atualizado em 20 de Janeiro de 2015 às 10:14h. Luciano Eurides

Corrida de Reis bate novo recorde de corredores

Realizada no último domingo, a 17ª Edição da Corrida de Reis teve percurso alternativo de 5 km, mas alguns corredores perceberam e afirmam ser de exatamente 5,640 km

O percurso oficial teve 9,7 km. Foram 161 corredores contra 157 no ano passado.
A largada, marcada para 9h, somente foi possível às 10h. O motivo do atraso foi em função do alto número de inscrições no dia do evento. Ednei Maciel, de Carmópolis de Minas, Karina Nogueira, de Pará de Minas, Lázaro Romero, de Oliveira e Luciana Silva estiveram no lugar mais alto do pódio.
Na prova oficial, dos 9,7km, o primeiro colocado foi Lázaro, com o tempo de 32 minutos e 27 segundos. O corredor veio à cidade para um recomeço. Ele tem uma história muito bonita com Divinópolis. Aqui, em 2009, ele iniciou a carreira e hoje está no Rio de Janeiro, onde é integrante da equipe Pé de Vento, da Caixa Econômica Federal.
Depois de algumas lesões e três meses de fisioterapia, o atleta voltou a Divinópolis, venceu e voltará para o Rio pronto para seguir na carreira. “A última vez que participei em Divinópolis foi em 2010, fui segundo colocado geral. Estou na Pé de Vento, no Rio de Janeiro e nestes três anos estou treinando com o doutor Henrique Viana, da equipe Pé de Vento Caixa. Foi muito bom participar aqui, local onde comecei e sempre me prestigiaram. Sou muito grato a eles. Estou em Oliveira, sempre que posso venho, uma prova onde estamos acostumados, estou voltando de lesões e tive um bom desempenho e todos estão de parabéns por um belo evento desse”, falou.
O pódio foi completado pelo segundo colocado, Ronaldo Medeiros, de São Gonçalo do Pará, com 34 minutos e 13 segundos. Ele melhorou o tempo em relação ao ano passado, quando fez em 35 minutos e 32 segundos. O divinopolitano Vicente Ferreira, com 34 minutos e 22 segundos, foi o terceiro colocado, também com uma ligeira melhora – em 2014 ele fez o percurso em 34 minutos e 42 segundos. Na quanta colocação ficou, Erivelton Libério Silva, e na quinta, Arnaldo Aparecido de Oliveira, este foi o campeão do ano passado. Em 2014, Arnaldo fez 32 minutos e 52 segundos e este ano 34 minutos e 49 segundos.
No feminino, a primeira colocação foi para Luciana Silva, com 43 minutos e 33 segundos. A segunda colocação ficou com Débora Faria (50 minutos e 54 segundos), em terceiro lugar chegou Maria Aparecida Rocha Silva (50 minutos e 57 segundos), e fecharam o pódio Germana Severino, com 52 minutos e 11 segundos, e Vanderli Terezinha, com 54 minutos e 47 segundos.
Na prova alternativa, com percurso de 5 km, o tempo assustou alguns corredores, mas a boa notícia é que percorreram 5,640 km, assim, o tempo estabelecido não fica tão ruim. O primeiro colocado foi Ednei Maciel Donizete, de Carmópolis de Minas, com o tempo de 19 minutos e 31 segundos, ele que no ano passado foi vice-campeão dos 9,7 km, com o tempo de 32 minutos e 53 segundos. O segundo colocado foi Alexandre Pereira, o Boy, da cidade de Passos, com o tempo de 19 minutos e 48 segundos. Douglas Lisandro Campos, de Formiga, foi o terceiro colocado com 20 minutos e 7 segundos. No ano passado, Douglas foi o oitavo colocado nos 9,7 km e com o tempo 35 minutos e 6 segundos.
No feminino, Karina Nogueira, da cidade de Pará de Minas, foi a melhor colocada com o tempo de 26 minutos e 24 segundos. Em seguida chegaram Ivanete Ferreira, da cidade de Perdigão, com o tempo de 29 minutos e 43 segundos, e Andreia Calixto, de Divinópolis, com o tempo de 30 minutos e 5 segundos.
O coordenador da prova, João Eustáquio Costa, ressaltou o trabalho realizado em 2014 e fez um prognóstico do ano de 2015. “Foi um ano bom, uma participação muito boa, procuramos fazer as provas no gosto dos atletas, pois não é [uma competição] profissional, é amadora. O objetivo é a participação e preparação para provas mais importantes. O número de corredores aumenta e eles não fazem as inscrições antecipadas, temos o local de fazer, na Avenida Primeiro de Junho, 318, sala 10. A maioria deixa para fazer na hora, atrasa a largada, temos de antecipar ela, o calor está muito forte”, considerou.

 

TURISMO ESPORTIVO
Com números dá para perceber que a Corrida de Reis movimenta o turismo na cidade. Dos 157 corredores de 2014, um total de 79 é de outras cidades. Vinte e seis vieram de Pará de Minas, nove de São Gonçalo do Pará, Itaúna e Pitangui enviaram seis representantes cada. Cidades como Itaguara, Carmópolis de Minas, Perdigão, Claudio, Betim, Formiga, Resende Costa, Bambuí, Cássia, Carmo da Mata, Nova Serrana, Piumhi, Belo Horizonte, Piracema e Carmo do Cajuru também tiveram representantes.

 

PRÓXIMA CORRIDA
A Corrida de Férias será realizada dia 8 de fevereiro, no bairro Nossa Senhora das Graças. Tem o percurso alternativo de 5 km, ótimo para os iniciantes, e o trajeto oficial é um pouco mais longo, com 1.100 metros a mais, isso acresce dificuldades. A largada será às 9h, para isso é importante o corredor fazer a inscrição antecipada na Papelaria Mirian, assim não acontecerão atrasos.

 

 

Créditos: Luciano Eurides

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.