quinta-feira, 7 de Março de 2013 12:24h Comitê Paralímpico Brasileiro

CPB: COPA BRASIL DE ESGRIMA TERÁ ESTREANTES

Três novos atletas serão classificados para disputarem a competição em Belo Horizonte, que reunirá os melhores esgrimistas em cadeira de rodas do país, a partir de sexta-feira

Belo Horizonte será palco pela primeira vez de uma competição de esgrima em cadeira de rodas. A Copa Brasil terá 32 competidores de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, que disputarão o pódio no salão do Ouro Minas Hotel. Entre eles, três são novatos e farão sua estreia na capital mineira.

No esporte adaptado, os novos atletas passam por uma classificação funcional para serem direcionados a uma classe, que define com quais adversários com limitações semelhantes eles irão competir. Na esgrima, a avaliação se dá por meio de testes de extensão da musculatura dorsal, avaliação do equilíbrio lateral com membros superiores abduzidos com e sem a espada, da extensão da musculatura dorsal com as mãos atrás do pescoço, entre outros.

A esgrima possui três classes: A (atleta que têm mobilidade no tronco, amputados ou com pouca limitação de movimento), B (com menor mobilidade no tronco e equilíbrio) e C (com tetraplegia, com comprometimento do movimento do tronco, mãos e braço).

Entre os competidores estará o medalhista de ouro nas Paralimpíadas de Londres-2012, Jovane Guissone. O gaúcho que foi o primeiro brasileiro a subir ao pódio em uma edição dos Jogos na modalidade, se prepara para sua primeira competição internacional após Londres, a Copa do Mundo de Montreal, no Canadá, no mês que vem.

A competição em Belo Horizonte será importante para a definição da Seleção Brasileira que representará o Brasil no Canadá.

Com patrocínio da Caixa Loterias, a Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas tem duas etapas. A próxima acontecerá em junho, em São Paulo (SP).

I Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas 2013
Local: Ouro Minas Hotel – Avenida Cristiano Machado, 4001 – Palmares, Belo Horizonte (MG)

Programação
DIA 8: SEXTA-FEIRA
• 9h: Competições - Florete Masculino A, Espada Feminina A, Espada Masculina B, Florete Feminino B, Florete Masculino C e Espada Feminina C
• 17h: Finais do dia

DIA 9: SÁBADO
• 9h: Competições - Espada Masculina A, Florete Feminino A, Florete Masculino B, Espada Feminina B, Espada Masculina C e Florete Feminino C
• 17h: Finais do dia

DIA 10: DOMINGO
• 8h: Competições - Provas por Equipe Masculina e Feminina
• 12h: Finais e Cerimônia de Premiação

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.