quarta-feira, 6 de Junho de 2012 08:30h Luciano Eurides

Cruzeiro anuncia zagueiro Rafael Donato

O Cruzeiro chegou a um acordo para a contratação do zagueiro Rafael Donato. Nesta terça-feira, o Diretor de Futebol Alexandre Mattos esteve em São Paulo para definir o acordo com os representantes do atleta. O jogador de 23 anos, que foi formado nas categorias de base do Botafogo, defendeu o Bahia nesta temporada, conquistando o título estadual pelo clube baiano.
Rafael Donato chega hoje a Belo Horizonte para fazer exames médicos, caso seja aprovado, será anunciado oficialmente como reforço do Cruzeiro para o Campeonato Brasileiro.

 


O zagueiro destacou-se no Bahia pelo porte físico e pela qualidade em jogadas de bola aérea. Tanto defensivamente quanto no ataque, Rafael Donato mostrou eficiência. Paulo Roberto Falcão, que foi seu treinador na equipe baiana, destacou, além desses, a marcação como ponto positivo do atleta.

 

Durante a parada do Campeonato Brasileiro, em virtude das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, o Cruzeiro tem aproveitado para acertar cada setor da equipe. Com a defesa solidificada, o que ficou constatado nas primeiras rodadas do Nacional, o técnico Celso Roth vem ajustando o sistema ofensivo e um dos líderes celestes, o volante Tinga, vê o time pronto para mostrar poder de fogo e começar a vencer.

 

O experiente jogador comentou sobre o estilo de jogo que Roth vem implantando no Cruzeiro, de um time firme na marcação e que agride o adversário durante os 90 minutos. Tinga avalia que para atingir o nível desejado, é necessária muita entrega por parte do elenco. “Queremos uma equipe que em todo o momento esteja buscando o gol, mesmo quando não tem a bola, buscar roubá-la do adversário numa parte do campo na qual já possamos agredir e tentar o gol. Todas as equipes querem fazer isso, não é fácil, tem que se doar bastante, correr muito, por isso que temos treinado muito, tem sido cansativo para todos, mas sabemos que é necessário”, disse o volante, que ressaltou o comprometimento dos atletas cruzeirenses a fim de colocar a Raposa na briga pelos lugares mais altos da tabela do campeonato. “No momento que estamos, de ajuste de time, de se conhecer como jogador, conhecer a característica do companheiro e saber o que o treinador quer. É um momento de sacrifício nosso para que possamos ter uma equipe competitiva o mais rápido possível, que possamos brigar pelas posições de cima, porque isso sempre foi uma marca do Cruzeiro, estar entre os primeiros, jogar a Libertadores. Esse é nosso objetivo, temos que sonhar grande e pensar em estar nos primeiros lugares da tabela”, frisa.

 

Tinga pondera ainda que não adianta o time tentar ser ofensivo, se não estiver bem equilibrado defensivamente, fazendo coro ao discurso do treinador, que entende que uma equipe deve ser armada priorizando a defesa. O volante assegura que o Cruzeiro está pronto para ir ao ataque, já que tem alcançado solidez na marcação. “Para acontecer essa questão de ser ofensivo, que todo mundo pede, todo mundo quer que ataque, mas, primeiramente, temos que fazer uma coisa bem e não estávamos fazendo nem uma nem outra, não estávamos atacando bem, nem defendendo bem. Agora estamos fazendo uma parte boa (defender), e a partir do jogo contra o Botafogo, vamos começar a dar um passo à frente, que é essa condição de ataque, que é o que treinamos hoje (segunda-feira), a confiança para atacar”, afirma.

 

O time cinco estrelas volta a campo nesta quinta-feira, às 21h, para enfrentar o Botafogo. O confronto com a equipe carioca será disputado no estádio Engenhão, casa do adversário, no Rio de Janeiro, válido pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.