Cruzeiro pode passar por falência desportiva, tornando o time menos competitivo nos próximos anos.

Segundo a Pluri Consultoria, situação financeira pode fazer o clube perder receita e enfraquecer a equipe nos próximos anos.

15 OUT 2020

Vitor Faria

 

            Que o Cruzeiro passa pela maior crise financeira de sua história, todos já sabem. Em 2019, o balanço financeiro do clube foi catastrófico, de acordo com a Pluri Consultoria.

            Em live realizada em seu canal no YouTube no dia 10 de outubro, a Pluri Consultoria, através de Fernando Ferreira, fundador da empresa, disse que a situação financeira do clube é algo de “ outro mundo”.

            Fernando comentou sobre a possibilidade do Cruzeiro declarar falência e começar um novo clube a partir do “ zero “, como fizeram outros clubes pelo mundo a fora, ou pedir recuperação judicial. De acordo com ele, “começar do nada” não é uma solução que vai acabar com os problemas da instituição, já que as dívidas que o Cruzeiro possui em pendência seriam transferidas para esse possível novo clube. Pedir recuperação judicial também não seria uma ideia viável. Caso o clube não cumpra os requisitos para se recuperar judicialmente, ele iria à falência e deixaria de existir.

            Fernando disse ser possível o Cruzeiro sair da situação em que se envolveu. Quando perguntado por um espectador se a dívida do clube celeste era impagável, Fernando disse que não era impossível sanear as pendências.

Ainda sobre a recuperação judicial, Fernando afirmou que mesmo cumprindo as exigências, o clube poderia ir à falência esportiva, que é quando o caso financeiro vai piorando ao ponto de não poder montar elencos competitivos. Com elencos mais fracos, a receita da bilheteria, do sócio-torcedor, dos patrocínios e das cotas de TV anuais tenderiam a cair ainda mais, agravando a crise econômica. Esse processo se tornaria um ciclo vicioso, impactando negativamente na qualidade e rendimento da equipe nos próximos anos.

Nesse ciclo vicioso, Fernando citou exemplos parecidos de clubes da série A do Campeonato Brasileiro, além de Portuguesa e Santa Cruz para explicar o caso do Cruzeiro.

 

           

© 2009-2020. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.