terça-feira, 20 de Novembro de 2012 09:07h Gazeta do Oeste

Cruzeiro vence 2ª partida consecutiva e fica perto da Sul-Americana

As duas vitórias nas últimas rodadas, sobre Bahia e Fluminense, deixaram o Cruzeiro com a vaga na Copa Sul-Americana praticamente garantida. Com 49 pontos, o clube celeste tem 99,53% de chance matemática de ficar entre os oito que têm prioridade na competição, só uma combinação muito improvável de resultados tiraria a vaga do clube celeste.

 


Porém, a CBF mudou os critérios de classificação para a competição internacional em 2013. Isso porque a Copa do Brasil terá 86 clubes no ano que vem, incluindo participantes da Libertadores, e será disputada por um período extenso.

 


As oitavas de final coincidirão com o início da Copa Sul-Americana, portanto as equipes que estiverem ainda disputando a Copa do Brasil não participarão do torneio internacional. Dessa forma, estarão classificados à Sul-Americana os oito mais bem colocados do Brasileirão de 2012 que não estiverem nas oitavas de final da Copa do Brasil. Os participantes da Libertadores entram na Copa do Brasil diretamente nas oitavas de final. São eles: Corinthians, Palmeiras, Fluminense, Grêmio, Atlético e São Paulo.

 


Se as oito vagas brasileiras na Sul-Americana não forem preenchidas por clubes que fiquem no máximo até a 16ª colocação no Brasileirão, os quatro primeiros da Série B têm direito às vagas. Se eles também estiveram nas oitavas da Copa do Brasil, os rebaixados da Série A 2012 passam a ser os representantes no torneio internacional.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.