segunda-feira, 21 de Setembro de 2015 10:57h

Definida a programação de ciclo de debates sobre futebol

Combate à corrupção é incluído em painel e calendário do profissional tem tópico separado última reunião será em 5/10

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (21/9/15), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi fechada a programação do II Ciclo de Debates Muda Futebol Brasileiro, nome também acertado durante o encontro. Ficou marcada para 5 de outubro a próxima e última reunião preparatória do evento, que será realizado em 10 de novembro, no Plenário.

Organização, gestão e calendário do futebol profissional, combate à corrupção, o papel da mídia, formação da arbitragem e futebol de base estão entre temas que serão contemplados na programação.

O presidente da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude, deputado Anselmo José Domingos (PTC), mediou a reunião e destacou que outros temas também importantes, mas não priorizados no ciclo, ou mesmo propostas que surjam durante o evento, poderão ser tratados em audiências públicas ou resultar em projetos de lei no âmbito da comissão.

Esta foi a quinta reunião preparatória do ciclo. No próximo encontro, serão anunciadas as presenças confirmadas entre os palestrantes sugeridos, apresentada a identidade visual do evento e discutidas formas de mobilização.

O objetivo do evento é discutir o cenário do futebol brasileiro em suas diversas realidades, destacando aspectos essenciais para seu aprimoramento como a gestão dos clubes, o papel da mídia, a arbitragem, o fomento ao futebol amador e formação dos profissionais do setor.

A reunião contou com a presença de entidades parceiras, assessores do deputado João Leite (PSDB) e servidores da ALMG. Participaram representantes da Associação Mineira de Cronistas Esportivos, Centro de Excelêcia em Performance do Futebol, Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente, Secretaria de Estado de Esportes, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, além da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professores de educação física.

Adequações - Fruto das discussões desta segunda-feira (21), dois ajustes foram feitos na identificação dos temas do painel “Reestruturação do futebol brasileiro”. O tópico organização, gestão e calendário do futebol profissional foi desmembrado, e o calendário passa a ser um tópico separado. No mesmo painel, o combate à corrupção no futebol foi inserido nas discussões sobre os impactos da Lei Federal 13.1555, de 2015 na gestão dos clubes. A norma institui o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut).
Confira abaixo a programação:

Turno Atividade
Manhã Palestra de abertura:
• Gestão do futebol: comparação entre o modelo brasileiro e modelos internacionais
Painel: Reestruturação do futebol brasileiro
• Organização e gestão do futebol profissional
• Calendário do futebol profissional
• Profut: Impactos da Lei 13.155/2015 na gestão dos clubes e combate à corrupção
• Papel da mídia no futebol
Tarde Palestra:
• Formação e capacitação de atletas e técnicos de futebol
Painel: Desafios para o aprimoramento da arbitragem de futebol
Painel: Futebol amador e categorias de base em Minas Gerais
• Categorias de base
• Desafios do futebol amador: infraestrutura, recursos materiais, calendário de competições

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.