sábado, 14 de Julho de 2012 09:28h Luciano Eurides

Divinópolis é a capital da natação regional

Começou ontem e se estenderá por todo o dia de hoje o Campeonato Regional de Inverno da Associação Regional São Francisco de Natação. Ao todo 126 atletas de oito clubes estarão tentando os melhores resultados e as quebras de recordes. As 146 provas programadas para a piscina do Estrela do Oeste Clube (EOC) terminam no final do dia de hoje onde será conhecido o clube campeão.

 


Na noite de ontem foram disputadas as provas de 400m livre feminino no Petiz II, infantil I e juvenil I, também no masculino Petiz I e II, infantil I e II, juvenil I e II, júnior I e II, e adulto. As meninas dominaram as primeiras provas. Nos 400m livre infantil I, Mariana Franco Camargo abriu a noite para o CEO/DTC com o tempo de 5min18s14, bem abaixo do tempo de balizamento que é 5min53s56. Na segunda prova novamente as meninas do CEO/DTC dominando com Letícia Silva Ferreira com a quebra do recorde da prova, com tempo de 5min03s38, o recorde pertencia a Lina Reis Barbosa em 5min06s42, não ultrapassado desde 25 de junho de 2004.

 


Hoje a piscina estará livre ás 7h30min para o aquecimento dos atletas e logo depois se iniciam as provas onde o clube anfitrião, Estrela do Oeste, é o favorito.  Ele tem a maior delegação, 49 atletas. Ainda participam Centro Esportivo Olímpico/Divinópolis Tênis Clube (CEO/DTC) com a maior delegação feminina, 12 nadadoras e 14 nadadores, total de 26 atletas. O Lavras Tênis Clube (LTC) com 23, Centro Esportivo Padre Luís Tukemburg (Cepelt) de Itaúna com onze e, Divinópolis Clube com oito, Naduarte Academia com sete e ainda os clubes convidados Academia Gota D’Água e Acquarini, cada um com um atleta.
O EOC colocará na água o principal atleta do clube, Pedro Rodrigues Greco, juvenil II, onde nadará os 100m livre quando foi o oitavo melhor do estado, no campeonato mineiro da categoria. No medley vai nos 200m e também nos 50m livre. Ainda haverá a presença de outros nadadores estrelinos de destaque, como Lucas Alecsander, juvenil II, nos 100m peito quando este foi 11º na competição estadual. Frederico Vieira, juvenil I, nos 100m costas e 200m medley onde foi 13º no estadual.

 


O CEO/DTC também colocará na piscina os principais destaques como a campeã mineira nos 50m livre, Bárbara Franco Camargos que é juvenil II. Ela ainda irá nadar os 100m costas, onde é vice campeã mineira e os 100m livre onde foi terceira colocada. Letícia Silva Ferreira, juvenil I, nada hoje os 100m costas onde foi terceira colocada no estadual, com o tempo de em 12s51. Camila Mata Mesquita, quarta melhor no mineiro nos 50m livre volta para nadar em menos de 28s77, ainda participa nos 100m livre e 100m costas, ela foi oitava no mineiro. Tatiane Isabelle Oliveira, vai nos 200m medley, ela foi sexta nessa prova no Minas Tênis Clube.

 


Entre os meninos do CEO/DTC, além de Igor Euflauzino, pré-convocado para as olimpíadas de 2016, que nadará os 100m Borboleta, 100m Costas, 100m livre e 50Mm livre. A presença de Jardel Fagundes Oliveira, juvenil i, sexto colocado no campeonato mineiro, lá nadando 200m peito, nesta competição vem nos 100m borboleta, 100m peito, 200m medley e 50m livre. João Paulo Lima, junior 1, foi oitavo no mineiro e Hyago Xavier Carrilho, atleta que também representou a cidade do estadual de natação.

 


Para o professor Fernando Camargos, da equipe CEO /DTC  o objetivo é colocação individual e não por equipe. “Principalmente quebra de recordes, podendo ter condições em pelo menos cinco oportunidade. Dar uma condição individual já que estamos em competição”, disse se referindo aos Jogos Escolares de Minas Gerais que também é nível estadual, “Deixar os atletas mais a vontade”, concluiu.

Leia Também

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.